HC promove Dia D de Sensibilização sobre Cuidados Paliativos

Data da notícia: 26 de abril de 2017

Veículo/Fonte: EBSERH

Link direto da notícia: http://www.ebserh.gov.br/web/hc-ufg/noticias/-/asset_publisher/mUhqpXBVQ6gZ/content/hc-promove-dia-d-de-sensibilizacao-sobre-cuidados-paliativos

O Hospital das Clínicas da UFG/Ebserh promoverá, no próximo dia 04/05, o Dia D de Sensibilização sobre Cuidados Paliativos. A ação será realizada das 07h às 16h, no hall de entrada do HC, e visa sensibilizar profissionais de saúde, estudantes, pacientes e acompanhantes para a importância do assunto. A ação também visa divulgar as atividades promovidas pela Comissão de Cuidados Paliativos do HC que, desde 2016, presta assistência às equipes multiprofissionais do HC que cuidam de pacientes com diagnósticos que ameaçam a continuidade da vida.

Com o slogan "Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida aos nossos dias”, uma frase de Cora Coralina, a equipe da Comissão de Cuidados Paliativos do HC espalhará, durante esse dia, cartazes pelo hospital e distribuirá materiais informativos com conceitos e princípios importantes sobre cuidados paliativos.

No local, haverá também a exposição em vídeo de depoimentos gravados de pacientes, familiares e funcionários que tenham sido assistidos pela equipe ou que tenham sido cuidadores de pessoas em situações de finitude da vida.

Três painéis, com as seguintes perguntas: "O que você faria se tivesse apenas um ano de vida?"; "E se tivesse apenas um mês de vida?"; e, por último, "E se tivesse apenas uma semana de vida?" serão expostos para instigar as pessoas que passarem pelo local a escreverem suas respostas e as colarem neste painel.

Um pôster com o tema "HIPODERMÓCLISE: você sabe do que se trata?" também será confeccionado para mostrar às pessoas que passarem pelo local o conceito dessa prática, ainda pouco utilizada no hospital e bastante recomendada para pacientes em cuidados paliativos.

Cuidados paliativos: o que é?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, "cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais" (ANCP, 2002).

Os Cuidados Paliativos baseiam-se em conhecimentos inerentes às diversas especialidades, possibilidades de intervenções clínicas e terapêuticas nas diversas áreas de conhecimento da ciência (ANCP, 2002). No entanto, muitas pessoas, inclusive profissionais de saúde, têm o conceito errôneo de que os cuidados paliativos sejam adotados quando não há mais nada a se fazer. Essa máxima não é verdadeira e precisa ser desmistificada, uma vez que o alívio do sofrimento é algo primordial para uma morte digna.

Além disso, o manejo adequado de pacientes e familiares nessas condições visa lidar com questões físicas, psicológicas, sociais, espirituais e de ordem prática, com seus medos, suas expectativas, necessidades e esperanças (SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA, 2014), visto que, a angústia, a depressão e a desesperança que podem vir com a constatação da terminalidade podem interferir aumentando a intensidade desses sintomas, dificultando assim, seu controle.

CLIQUE AQUI para ver o folder informativo do evento.

CARTAZ - Dia D de Sensibilização sobre Cuidados Paliativos