Centro Cultural UFG apresenta Mulheres de Linha

Espetáculo de dança é resultado de uma pesquisa sobre fiandeiras, tecelãs e bordadeiras do Cerrado

Nesta semana, o Centro Cultural UFG (CCUFG) conta com mais uma estreia: Mulheres de Linha, espetáculo encenado pelas bailarinas Maria Fernanda Miranda e Tainá Barreto, com direção cênica da professora do curso de Dança da UFG, Renata Lima. As apresentações acontecem na quinta e na sexta-feira (18/5 e 19/5), às 20 horas. O ingresso custará um quilo de alimento não perecível.

O trabalho é resultado da experiência de Maria Fernanda no Vale do Rio Urucuia, Nordeste de Minas Gerais, durante sua pesquisa de mestrado em Artes da Cena, realizada na Universidade Estadual de Campinas, com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Durante dez meses, a bailarina percorreu, a pé, 13 comunidades rurais, em busca de fiandeiras, bordadeiras, tecelãs e suas criações manuais com as linhas. Nesse processo de investigação, ela cantou, dançou, bordou, teceu, escreveu e caminhou com as mulheres, tentando pensar o seu próprio fazer. “Fui sensibilizada, particularmente, pela possibilidade de relação dialógica entre a arte da dança e as questões socioambientais que envolvem o Cerrado”, explicou.

Ao final da vivência, ela compreendeu haver no sertão cerradeiro “um modo de perceber e viver pelas linhas” forjado na medida em que as mulheres se relacionam entre si, com suas comunidades e com a paisagem. “São linhas que formam, linhas que as criam, linhas que elas criam, linhas que por elas são lançadas, para esse entrelaçar com o outro. Sendo o outro também a paisagem, os bichos, o vento, o sol, a chuva, a linha, o tecido, a agulha, a roda, o tear", apresenta.

Mulheres de Linhas tem apoio institucional da UFG e do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia. Além das apresentações, está prevista para maio e junho a filmagem de um vídeo-dança nas comunidades de Sagarana, Ribeirão de Areia e Vão dos Buracos, localizadas entre os municípios de Arinos e Chapada Gaúcha. Esta etapa do projeto foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vinna 2015 e terá seu lançamento na Oficina Cultural Gepetto, no mês de julho, em Goiânia.

Além dos resultados artísticos, Mulheres de Linhas traz, em parceria com o projeto Entre Fios de Memórias, do Centro Cultural Casarão de Campinas (SP), ações locais de fortalecimento dos laços entre as mulheres das comunidades visitadas.

Fonte: Ascom UFG