Fenomenologia em discussão

Congresso quer romper com idéia de que fenomenologia contribui apenas para o estudo das ciências humanas

O I Congresso de Fenomenologia do Centro-Oeste, uma iniciativa da Faculdade de Educação da UFG, sob a coordenação dos professores Adão José Peixoto e Saturnino Pesquero Ramon, acontecerá entre os dias 17 e 21 de setembro e tem como finalidade difundir a fenomenologia (investigação que busca a essência inerente à aparência dos fenômenos) como uma proposta do saber criativo e romper com a idéia de que ela serve apenas às ciências humanas, mas também às demais ciências.

A intenção é que o Congresso seja realizado anualmente e discuta as concepções sobre fenomenologia como referencial teórico e metodológico para as várias dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação.
            Segundo o professor Ramon, - doutor em psicologia fenomenológica empírica - o panorama das ciências encontra-se estagnado e tem explorado somente a observação do mundo exterior. A fenomenologia vem contribuir com a pesquisa científica no âmbito da experiência de vida, como ciência aberta das possibilidades infindas da capacidade humana criativa.
            O Congresso será realizado na Faculdade de Educação e tem como público-alvo professores e alunos da graduação e pós-graduação das faculdades e universidades da região Centro-Oeste. Serão ministrados cinco conferências, 26 comunicações e 13 mini-cursos, com destaque para Mesa Redonda, no dia 21 de setembro, às 8 horas, cujo assunto em discussão será as contribuições da fenomenologia para ciências e educação. A expectativa dos organizadores do evento é contribuir para que a região Centro-Oeste se torne um pólo de produção, divulgação e debate sobre a fenomenologia.

Fonte: agênciaUFG