Ex-estudante se torna professor mais jovem de universidade pública no TO

Data: 29 de abril de 2015

Fonte: G1 Tocantins

Link da matéria: http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2015/04/ex-estudante-se-torna-professor-mais-jovem-de-universidade-publica-no.html

André Felipe tem apenas 22 anos e assume como professor na UFT.

Jovem também será o primeiro professor graduado no curso.

André Silva o professor mais jovem da UFT ao lado da coordenadora do curso de bioprocessos, Claudia Auler (Foto: Daniel dos Santos/UFT)André Silva, o professor mais jovem da UFT, ao lado da coordenadora do curso de bioprocessos, Claudia Auler (Foto: Daniel dos Santos/UFT)

Com a apenas 22 anos, o ex-estudante André Felipe Silva se tornou o professor mais jovem de todos os câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Após se formar em 2014 na primeira turma do curso de engenharia de bioprocessos e biotecnologias da UFT em Gurupi, sul do Tocantins, André fez um concurso e na terça-feira (28) foi empossado como professor efetivo da universidade.

Além de ser o primeiro professor mais jovem, André será o primeiro professor que é graduado atuando como professor no curso e revela que agora os desafios serão diferentes. "Esta será uma nova etapa e tenho certeza que são muitos os desafios a ser enfrentados a partir de agora", afirma.

Antes da aprovação pela UFT, o jovem seguiu os passos para assumir na carreira da docência. Primeiro fez a seleção para o mestrado da Universidade Federal de Goiás (UFG) em engenharia química, passou mas resolveu ficar no Tocantins e fazer o mestrado em biotecnologia na UFT, onde também foi aprovado.

Segundo André Felipe Silva afirma que paixão pela docência começou no ensino médio (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)Segundo André Felipe Silva afirma que paixão pela

docência começou no ensino médio

(Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)

De acordo com professor, a paixão pela carreira de docente começou ainda no ensino médio. "Essa paixão vem desde o meu ensino médio quando ajudava meus professores nas atividades deles. Depois ingressei no curso [Engenharia de Bioprocessos e BioTecnologias], me identifiquei com carreira devido a oportunidade de me tornar um pesquisador na área da biotecnologia", explica André.

Para os novos estudantes que pretendem ingressar no curso e irão encontrar André como professor, ele afirma que esta é uma área em crescimento no estado. "É um mercado que está emergindo e precisa de profissionais multidisciplinares para desempenhar diversos papeis tanto no campo biológico como no campo das engenharias", destaca.

Segundo ele, os profissionais de engenharia de bioprocessos e biotecnologia planejam o desenvolvimento de processos que utilizam organismos vivos para produção de compostos que podem ser utilizados em práticas médicas, indústria farmacêutica, comésticos. "Em seu campo de atuação, o engenheiro de bioprocessos e biotecnologia pode atuar em diferentes contextos, como indústria, agropecuária, saúde e meio ambiente", observa ainda André Felipe.