Celular avança no uso de internet

Data: 18 de maio de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/economia/celular-avan%C3%A7a-no-uso-de-internet-1.853515 

 

Conquista do INMA Awards 2015 pelo POPULAR realça Goiás na rota da inovação em veículos de comunicação

18/05/2015 05:01Marcos Santos/Fotos Públicas

Katherine AlexandriaKatherine Alexandria

A aposta é de que este ano o conceito de conectividade onipresente deve se intensificar ainda mais em função do crescimento da venda de smartphones, como pontuou estudo da agência We Are Social. O acesso à internet por dispositivos móveis representou 39% de todo o tráfico da internet no ano passado e cerca de um terço dos sites estavam adaptados. Porém, com essa nova realidade, produtos que considerem o ambiente mobile são estratégicos para o mercado de comunicação, como destacou o Prêmio INMA (International News Media Association) 2015.

O POPULAR (www.expresso.opopular.com.br) foi considerado por esse que é o mais importante prêmio de comunicação do planeta como o melhor site móvel do mundo.

Na categoria em que venceu, os concorrentes também foram reconhecidos por acompanhar a necessidade do mercado por produtos que considerem as mudanças de comportamento e hábitos de leitura (veja no quadro) diante da evolução da tecnologia. O norte-americano Austin American-Statesman com aplicativo que ajuda a programar momentos de lazer com geolocalização ficou em terceiro lugar. Em segundo, o alemão Die Welt com app de notícias em pílulas. Ele foi primeiro veículo a ter app para iPad, em 2010, e paywall para edição on-line, em 2012, na Alemanha.

Fluidez

Esses novos formatos representam também a necessidade de acompanhar o público jovem em um tempo em que estar conectado o tempo todo é quase uma regra. “O consumidor mudou, por isso é de suma importância produtos que fazem a notícia vir com mais fluidez, de maneira rápida e com textos curtos. Dessa forma, encontra boa receptividade, não só por ser digital”, explica a coordenadora de Pós-graduação em Comunicação Audiovisual e Mídias Digitais da Fasam, Patrícia Quitero Rosenzweig.

Outra prova disso são as diferentes pesquisas que comprovam a necessidade de acompanhar os hábitos dos consumidores. No início do mês, por exemplo, o Google divulgou que a busca via tablets e smartphones superou a feita por PCs em dez países – sem revelar quais são eles. Todavia, no buscador, os sites adaptados para celular já têm preferência em todo o mundo. A consultoria ComScore com o estudo Brasil Digital Future in Focus 2015 também traz indicações do crescimento do domínio mobile no mundo digital: 45% do total de internautas acessa internet de mais de um dispositivo.

“Considerar o dispositivo móvel para veículos de comunicação é interessante para quem não quer perder espaço, mas é importante estar bem resolvido para os diversos tipos de dispositivos”, observa o professor de Desing Gráfico da Universidade Federal de Goiás (UFG), Wagner Bandeira.