UNE traz “defesa da democracia”

Data: 02 de junho de 2015

Fonte/Veículo: Diário da Manhã

Link direto para a notícia: http://www.dm.com.br/politica/2015/06/une-traz-defesa-da-democracia.html

Começa amanhã o maior encontro da juventude organizada no País, que definirá os posicionamentos do movimento estudantil, a nova presidência e diretoria da entidade

Mandato de Virgínia Barros termina durante congresso

Da Redação

Em meio ao cenário de agitação política de 2015, a União Nacional dos Estudantes realiza o maior Congresso da sua história em Goiânia, entre os dias 3 e 7 de junho (quarta a domingo). O 54º Congresso da UNE deverá reunir 10 mil estudantes universitários de todas as regiões do País com o tema “A UNE em defesa dos estudantes, da democracia e do Brasil”. O Congresso acontece na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Pontifícia Universidade Federal de Goiás (PUC-GO).

A abertura oficial do evento acontece amanhã à noite. Na quinta e na sexta acontecem mais de 30 debates e grupos de discussão, com dezenas de convidados, além de uma grande passeata pelas ruas da capital goiana. No sábado, acontece um ato político em defesa da democracia no País. No domingo, será escolhida a nova presidência e a nova diretoria da entidade, além de definido o seu posicionamento para o próximo período.

O Congresso da UNE também conta com atividades paralelas, como o Encontro Nacional de Estudantes Cotistas, Bolsistas do Prouni e Fies, além de atividades culturais. Toda a programação é aberta e gratuita.

Em março de 2015, a UNE se juntou a outras entidades como o MST, a CUT e a CTB, promovendo uma série de manifestações em todo país para defender a democracia, a reforma política, além de protestar contra os interesses de privatização da Petrobras. O posicionamento da UNE acontece em um momento de ascensão do conservadorismo e de expressões golpistas a favor, inclusive, da volta da ditadura militar no País.

Os estudantes temem, também, os retrocessos do Congresso Nacional em temas como a redução da maioridade penal e a reforma política antidemocrática – beneficiando o personalismo na política, a corrupção e a influência do poder econômico no sistema político brasileiro.

A eleição da nova presidência e diretoria da UNE no domingo (7) é um dos momentos mais aguardados do Congresso. A nova direção estará à frente de 7 milhões de universitários do país e será responsável pelos rumos da UNE no atual cenário político e educacional do país. Já foram presidentes da UNE personagens como o ministro Aldo Rebelo, os senadores Lindberg Farias e José Serra, os deputados federais Orlando Silva e Wadson Ribeiro.