Deslocamento até na hora do almoço

Data: 01 de junho de 2015

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/deslocamento-at%C3%A9-na-hora-do-almo%C3%A7o-1.888141

O levantamento do movimento Todos pela Educação confirma uma pesquisa realizada em 2010 pelas universidades federais e que chegou a um resultado ainda mais grave: 45% dos professores trabalhavam em mais de uma escola e 13% em outras atividades fora do ensino, segundo o Wanderson Ferreira Alves, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Segundo ele, a qualidade do trabalho do professor se esfacela quando sua jornada de trabalho se dissolve em vários turnos e redes de ensino. Esse quadro é frequente em Goiás, afirma o professor, que constatou professores com cargas horárias e deslocamentos absurdos. “Professores que eliminavam o tempo de descanso e tinham jornada completa, das 6 horas até à noite.” Isso porque o horário de almoço era usado para o deslocamento até a segundo escola. Segundo Carmo, um único turno e a exclusividade em uma escola são elementos importantes para um ensino de qualidade.