Anápolis recebe teatro de sombra, oficina e palestras neste fim de semana

05 de agosto de 2015

Fonte: A Redação

Link da matéria: http://www.aredacao.com.br/cultura/60601/anapolis-recebe-teatro-de-sombra-oficina-e-palestras-neste-fim-de-semana

Projeto realizará 18 apresentações

Anápolis recebe teatro de sombra, oficina e palestras neste fim de semana

CENA DA PEÇA 'IARA- O ENCANTO DAS ÁGUAS' (FOTO: DIEGO BRESANI)

Yuri Lopes

Goiânia – A Cia. Lumiato apresenta em Anápolis, nesta sexta-feira (7/8), e no sábado (8), a peça Iara – o encanto das águas, que integra o projeto Sombras no Centro-Oeste, que vai rodar os estados da região com 18 apresentações gratuitas e em várias cidades.

Em Goiás, além de Anápolis, Pirenópolis receberá as ações do projeto nos dias 13 e 14 de agosto, enquanto Goiânia vai receber o grupo de 27 a 30 de agosto.

A programação da iniciativa inclui ainda cinco oficinas e quatro palestras, que vão abordar a técnica do teatro de sombras contemporâneo.

Oficinas

As Oficinas de Teatro de Sombras são ministradas por Thiago Bresani e Soledad Garcia e trabalham os componentes básicos desse tipo de teatro: luz e sombra. Além de conhecerem os diferentes estilos de teatro de sombras, desde a tradição oriental até nossos dias, os participantes, por meio de exercícios práticos, treinarão o reconhecimento da própria sombra e de objetos planos e tridimensionais; a manipulação de figuras simples; a manipulação de luzes móveis e fixas; a transformação da sombra pela sobreposição de objetos e luzes; e a construção de um foco de luz móvel.

Com o projeto Sombras no Centro Oeste a companhia busca sensibilizar o público sobre a diversidade, a linguagem e a técnica dessa complexa arte que é o teatro de sombras contemporâneo e difundir os saberes da rica tradição oral dos povos indígenas do Brasil.

Para se inscrever nas oficinas basta acessar o site aqui.

Programação Sombras no Centro-Oeste -  Etapa – Goiás

Anápolis

Oficina de Teatro de Sombras

Dia: 7 e 8 de agosto ( sexta e sábado)