A música no centro da discussão

Data: 03 de setembro de 2015

Fonte/Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: 

http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/23601/titulo/a-musica-no-centro-da-discussao

 

Em sua 14ª edição, o Vaca Amarela realiza uma conferência para discutir os assuntos diretamente ligados à cena musical independente, desde a captação de recursos à movimentação do cenário artístico

03-09-2015 00:00

O Festival Vaca Amarela, que chega à sua 14ª edição neste ano, começa amanhã (4) no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Mas, antes da primeira das 45 bandas subir ao palco do evento às 19h, músicos, produtores, agentes públicos e artistas discutem a situação da cena independente no Brasil na Desconferência Vaca Amarela. São três mesas com temas diversos, a partir das 10h de sexta-feira (4) no Espaço Sonhus, no Centro de Goiânia.

A primeira discussão, com o tema Lei Cultura Viva e Rede de Cultura, às 10h, traz Ivana Bentes, que é secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura; Nando Rocha, do Espaço Sonhus; Jefferson Lobato, do Ponto de Cultura Livre de Aparecida de Goiânia, e Lazaro Rodrigues, do Ponto de Cultura Cultura 36 de Bonfinópolis. O mediador será João Luiz Prestes, da Pro-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (Proec-UFG).

Em seguida, às 13h, a mesa Circulação de Artistas – Toque no Brasil e Rede Brasil de Festivais Independentes discute a cadeia de festivais pelo País. Mediada por Edimar Filho, da Dull Dog Conspiracy Records & Touring, a discussão acontecerá entre Fabio Pedroza, da Circula Incubadora de Brasília, e Talles Lopes, da Rede Brasil de Festivais e da Toque no Brasil.

O último tema é Checando o Pulso da Cena Independente do Brasil, com mediação de Fabrício Nobre, da A Construtora Música e Cultura, que é responsável pela realização do Festival Bananada. Participam da mesa seis músicos. São eles: o goiano Macloys Aquino (Carne Doce) e os paulistas MC Lei di Dai, Tim Bernardes (O Terno), Aquiles Ghirelli, o Akilez (Projetonave) e Guilherme Silva (Inky).

Intercâmbio de ideias

João Lucas Ribeiro, coordenador geral do Vaca Amarela, reforçou a importância de se discutir e promover o que ele chama de um “intercâmbio de ideias” entre as pessoas envolvidas no cenário independente da cultura. “A nossa proposta é de pensar música em seus mais diversos nichos”, pontuou João Lucas.

SERVIÇO

Desconferência Vaca Amarela 2015

Quando: Amanhã (4)

Horário: 10h

Onde: Espaço Sonhus – Rua 21, nº 10, Colégio Lyceu de Goiânia, Centro

Entrada gratuita