UFG diz que não pode trocar Quadra 88 por terreno do Estado em Jataí

Data: 04 de setembro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/ufg-diz-que-n%C3%A3o-pode-trocar-quadra-88-por-terreno-do-estado-em-jata%C3%AD-1.939391

Terreno que é alvo de disputa judicial foi concedido pela União em 1961. 53 famílias podem perder casas, sem direito à indenização.

Em reunião nesta sexta-feira (4) com integrantes da Associação dos Moradores da Quadra 88 do Setor Universitário, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Afonso Valle, disse que só pode negociar a reintegração de posse da área com os moradores se a Prefeitura de Goiânia ou o Estado negociem outra área em permuta.

A quadra foi concedida pela União à universidade em 1961. Na época da construção de Goiânia diversas famílias ocuparam esse espaço que, atualmente, é alvo de disputa judicial. Em junho, O POPULAR revelou com exclusividade que o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região havia determinado, no dia 9, que as 53 famílias que vivem lá deverão sair sem direito à indenização.

O governador Marconi Perillo havia dito aos moradores, em reunião com a associação dia 26 de agosto, que negociaria com a UFG uma permuta da Quadra 88 com terreno de 80 hectares doado pelo Estado à universidade em Jataí. Mas o reitor descartou essa possibilidade.

“O reitor disse que a área de Jataí já é um negócio finalizado”, explicou a presidente da associação, Roberta Carvalho. Orlando afirmou que caso a Prefeitura ou Estado tenham interesse em permutar outro terreno, ele entregaria a proposta para a Advocacia-Geral da União avaliar.