Ás do bandolim

Data: 11 de setembro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/%C3%A1s-do-bandolim-1.943043?usarChave=true

Compositor e instrumentista Hamilton de Holanda chega amanhã a Goiânia, no Centro Cultural UFG, com a nova turnê, Pelo Brasil, baseado no disco recém-lançado

Considerado o Jimi Hendrix brasileiro do bandolim, Hamilton de Holanda faz show solo no Centro Cultural UFG

Se há um nome lembrado quando o assunto é bandolim na música brasileira é o de Hamilton de Holanda. Conhecido carinhosamente como o “Jimi Hendrix brasileiro do bandolim” no meio, com quase 20 anos de carreira ele já alcançou a marca de 28 lançamentos já realizados, o mais recente deles, o álbum Pelo Brasil, cujo show traz amanhã para Goiânia, dentro da turnê que começou nesta semana e vai passar por 15 cidades do País distribuídas em 12 Estados até outubro.

Na apresentação, no teatro do Centro Cultural UFG, Hamilton mostra porque é considerado uma das sumidades do bandolim – e não somente no Brasil. Com a criatividade típica, o carioca criado em Brasília realiza um show repleto de técnicas multimídias, que resolvem de maneira interativa a apresentação de música instrumental: nunca espere dele uma atuação morna, tipo banquinho e bandolim.

Já no início do show, por exemplo, o público é brindado com uma interação do bandolinista com imagens suas de quando tinha 7 anos, tocando ao lado do irmão e do pai. Em outro momento, também repleto de recursos tecnológicos, o artista mostra ao público como funciona seu processo de criativo em uma espécie de momento de improvisação. A ideia é desmistificar o momento e tornar cada apresentação única.

Diversidade

Compositor e criador da técnica polifônica do bandolim brasileiro de 10 cordas, o músico é um dos poucos no mundo com recursos para fazer um espetáculo de bandolim solo. Musicalmente, o show que se mantém fiel às 14 composições inéditas do CD recém-lançado faz um passeio pela diversidade cultural brasileira. Entre os ritmos contemplados mais representativos, como o choro, o baião, o maracatu, o samba, o bumba-meu-boi, a moda de viola e o chamamé.

Com direção geral de Marcos Portinari, interferências sonoras de Frango Kaos, design de luz de Marina Stoll, imagens do VJ Boca e arte de Fernando Salles, Pelo Brasil também apresenta informações sobre os ritmos lembrados pelo compositor com textos e projeções. A turnê que vai viajar pelo Brasil (começa hoje, por São José dos Campos) é a segunda etapa do lançamento do disco, que contou ainda com ensaios abertos por várias cidades.

Show: Hamilton de Holanda – Turnê Pelo Brasil

Data: Amanhã, às 20 horas

Local: Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1533, Setor Universitário – Praça Universitária)

Ingressos: R$ 40 (inteira)