Governo do Estado investe no aperfeiçoamento dos servidores da Educação com concessões de afastamento para mestrado e doutorado

Data: 11 de Setembro de 2015

Fonte/Veículo: Surgiu

Link direto para a notícia: http://surgiu.com.br/noticia/212089/governo-do-estado-investe-no-aperfeicoamento-dos-servidores-da-educacao-com-concessoes-de-afastamento-para-mestrado-e-doutorado.html

Valorizar o servidor e dar condições para o aprimoramento profissional dos educadores tocantinenses são objetivos do Governo do Estado em busca da melhoria constante da educação básica na rede estadual de ensino. Este ano, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foram deferidas 25 concessões de afastamento para que professores possam cursar mestrado e doutorado. A licença é de dois anos e remunerada.

O pedagogo Robson Vilanova, está cursando mestrado na Universidade de Brasília, graças à concessão da licença. Para ele, a oportunidade de dar continuidade à formação acadêmica não seria possível sem o benefício adquirido. “Passar pelo processo seletivo da UNB não é fácil e quando tive a felicidade também de ser contemplado com o deferimento do pedido de afastamento, tive a certeza de que o Governo do Estado investe na formação do servidor e eu, como beneficiado terei um grande prazer em dar como retorno ao investimento que foi feito no meu aperfeiçoamento profissional atuar nas minhas atividades empregando todo o conhecimento adquirido neste período”, destaca.

Dalva Marçal Mesquita Soares, também é uma das contempladas com a concessão de afastamento para aperfeiçoamento. A professora de geografia está fazendo doutorado pela Universidade Federal de Goiás. O processo de metropolização de Palmas é o objeto de estudo da educadora que atuou em sala de aula por 14 anos do ensino fundamental ao superior. “Minha solicitação foi deferida em junho deste ano e estou muito satisfeita em poder fazer meu mestrado. A concessão do afastamento é um incentivo para que os servidores possam continuar estudando e levando mais conhecimento para suas áreas de atuação”, enfatiza.

O secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira, ressalta a relevância do investimento na formação constante dos servidores para os resultados nos indicadores educacionais e sociais. “A concessão do afastamento remunerado para fazer mestrado, doutorado, assim como as diversas formações que são oferecidas aos servidores da Educação, são reflexo da política de valorização dos educadores. Com isso, nós investimos no profissional e temos como frutos a melhoria nos indicadores socioeducacionais que só serão possíveis com a oferta a todos os estudantes do Tocantins de uma Educação Integral e Humanizada”, frisa.

• Foto: Robson Vilanova

• Fonte: Núbia Daiana Mota