Marconi Perillo entrega prêmios aos vencedores de maratona hacker em Goiânia

Data: 23 de dezembro de 2015

Veículo: A Redação

Link direto para a notícia: http://www.aredacao.com.br/noticias/65446/marconi-perillo-entrega-premio-aos-vencedores-de-maratona-hacker-em-goiania

Startup Empreende GO conquistou 1º lugar

Marconi Perillo entrega prêmio aos vencedores de maratona hacker em Goiânia

(FOTO: DIVULGAÇÃO)

A Redação

Kamylla Rodrigues – O governador de Goiás, Marconi Perillo, e o secretário de Gestão e Planejamento (Segplan), Thiago Peixoto, premiaram nesta quarta-feira (23/12) os três primeiros colocados da maratona hacker do Hackatona Let’s Go. A Empreende GO, uma startup focada no empreendedorismo, ficou em primeiro lugar, seguida pela startup LiCidadão e pela Med GO. A solenidade foi realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Capital, e contou com a presença do diretor-presidente do Jornal A Redação João Unes, que foi um dos jurados da maratona hacker.

Realizada entre os dias 11 e 15 de dezembro, a maratona reuniu 88 competidores, que foram divididos em sete grupos. Eles apresentaram ideias inovadoras para tornar os dados disponíveis nas bases do governo mais acessíveis à população e criar soluções inteligentes de transparência para administração estadual. “Estamos criando uma rede de contribuição muito forte para o avanço da transparência pública em Goiás. Nós tivemos o cuidado de envolver o máximo possível o governo e a sociedade civil organizada. É muito bom quando o poder público assume suas dificuldades e chama a população para buscar soluções", afirmou o secretário Thiago Peixoto, após parabenizar os participantes.

O governador Marconi Perillo aplaudiu a ideia da Hackatona. “Quero parabenizar a todos os participantes que mostraram criatividade no desenvolvimento desses projetos. O Let´s GO despertou em mim muito entusiasmo e expectativa. Tenho certeza que da imersão absoluta de vocês no ambiente entre nosso governo e as tecnologias que dominam tão bem resultaram em boas ideias e projetos interessantes. O governo, e o cliente do governo, que é o cidadão, só tem a ganhar com esta emulação, com a empatia inicial que se estabeleceu com esta participação engajada, com esta ideia de soluções participativas”, ressaltou.

Em vídeo, o governador afirmou que esta é apenas o iníucio de outras iniciativas semelhantes que procuram aperfeiçoamento a administração estadual. Confira:

Na ocasião, Marconi Perillo anunciou que pretende chegar a 2018 com 50% dos serviços prestados pelo governo digitalizados. “Daí a importância de ideias como as que surgiram no evento promovido pela Segplan, com apoio da Controladoria Geral do Estado (CGE) e Secretaria Estado de Desenvolvimento (SED)”, acrescentou.

O diretor-presidente do Jornal A Redação João Unes, que julgou os projetos, avaliou que a iniciativa é inovadora e louvável. “Tenho certeza de que esse projeto vai render bons frutos para o Estado e para os empreendedores. O tema da Hackatona foi extremamente feliz porque as contas públicas interessam toda a população. A transparência é bem-vinda e necessita de mecanismos inovadores devido a complexidade da máquina publica”, disse.

(Foto: divulgação)

Premiação

A startup EmpreendeGO, focada no empreendedorismo, foi a grande vencedora da Hackatona Let's GO. Ela é formada pelos estudantes Gustavo Martins, Renata Alves, Milton Benevides e Tiago Rodrigues, sob a coordenação do tutor Alexandre Andrade. Essa plataforma quer contribuir com a instalação de empresas em Goiás, fornecendo os dados socioeconômicos necessários para facilitar a vida dos empreendedores. “Estamos muito felizes e pretendemos ter muito sucesso com o projeto, já que conseguimos importantes incentivos para isso. Vamos fazer jus ao primeiro lugar”, disse Renata Alves.

A segunda colocação na Hackatona ficou com a startup LiCidadão, que tem como objetivo principal tornar as licitações do governo mais transparentes, permitindo ao cidadão fazer comparação com o preço de mercado. Assim, a sociedade pode cobrar e o governo se justificar. Os estudantes Pedro Braz, Jordana Mendonça, André Tomazetti, IsraelBuzaym eRouden Lima, tutorados por Thiago Zaiden, terão a oportunidade de avançar com o projeto da LiCidadão na incubadora da Universidade Federal de Goiás (UFG) por seis meses. Eles ganharam também duas bolsas do curso de Empretec e quatro vouchers de 30 dias para a plataforma Azure.

Os vencedores do 3º lugar da Hackatona, Luciano Jandrey, Adriana Rodovalho, Raulian Vieira e Rodrigo Seixas, tendo como tutor Laércio José, desenvolveram a startup MedGO. A proposta é otimizar o acesso à saúde pública, equilibrando a demanda das unidades de saúde ao encaminhar o cidadão ao posto de atendimento mais próximo e com o menor tempo de espera.

Eles também terão a oportunidade de deixar a MedGO na incubadora Aldeia Anhanguera, por seis meses, e ainda participar do curso Empretec e direito a três vouchers de 30 dias para a plataforma Azure. “Foi a primeira vez que participei de uma maratona hacker com toda a expertise de tutores no desenvolvimento de um projeto de grande relevância. Muito interessante o governo fomentar isso e demonstrar que querem a  participação da sociedade para trazer soluções para a administração pública”, explicou.