Mercadante confirma criação de universidades federais em Catalão e Jataí

Data: 21 de janeiro de 2016

Veículo: A Redação

Link direto para a notícia: http://aredacao.com.br/noticias/66386/mercadante-confirma-criacao-de-universidades-federais-em-catalao-e-jatai

Marconi se reuniu com ministro em Brasília

Mercadante confirma criação de universidades federais em Catalão e Jataí

(FOTO: HUMBERTO SILVA)

A Redação

Goiânia - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, confirmou nesta quarta-feira (20/1) a criação das novas universidades federais de Catalão e Jataí. O anúncio foi feito durante reunião de trabalho com o governador Marconi Perillo, em Brasília.

Mercadante afirmou que o MEC está fazendo os ajustes finais no projeto de lei de criação das duas Instituições de Ensino Superior (IFEs) para, então, enviá-los para aprovação no Congresso Nacional. "Estamos trabalhando nessa perspectiva e reafirmei o compromisso que já tínhamos com o governador Marconi Perillo para criar as duas novas universidades de Goiás", afirmou Mercadante.

O governador reconheceu o empenho do ministro e disse que, com o gesto, a presidente Dilma promove um "grande avanço para a educação superior em Goiás, triplicando o número de universidades federais no Estado".

"Nós fizemos os estudos no MEC sobre a possibilidade de desdobrarmos a nossa universidade federal de Goiás em dois câmpus que estão consolidados, têm estrutura, densidade, perspectiva de futuro em duas novas universidades", disse o ministro da Educação.

Mercadante disse ainda que restam apenas ajustes na área orçamentária para que o texto seja encaminhado ao Congresso. "Nós ainda temos um ajuste a fazer que é o esforço de redução de pessoal, porque nós teríamos um pequeno acréscimo com esses dois câmpus, mas eles trarão muito mais avanços para a economia do Estado do que qualquer outra iniciativa que a gente possa ter", afirmou.

A parceria entre o Governo de Goiás e a Universidade Federal de Goiás sempre foi uma marca das administrações do governador Marconi Perillo, desde o primeiro mandato dele à frente do Palácio das Esmeraldas. O Tesouro Estadual repassou, por determinação do governador, cerca de R$ 100 milhões para a UFG durante seus mandatos.

O reitor da UFG, Orlando Afonso Vale do Amaral, disse que o apoio de Marconi sempre foi "essencial e imprescindível" para o custeio da universidade, especialmente as unidades do interior. Marconi lembrou que desde que assumiu o Governo de Goiás liderou um trabalho de apoio à manutenção dos campus de Jataí e Catalão, e também da própria UFG, com apoio e investimentos de cerca de R$ 100 milhões.

O campus de Jataí possui, hoje, 25 cursos de graduação e seis cursos de pós graduação. Tem 339 docentes e 3.200 alunos. A regional já conta, também, com curso de medicina. O campus de Catalão, por sua vez, contabiliza 20 cursos de graduação e, quando for criada a Universidade Federal do Sudeste Goiano, também será criado o curso de medicina. O governador já autorizou, recentemente, convênio da ordem de R$ 3 milhões para auxiliar na estruturação do curso de Medicina na Universidade Federal em Catalão.