MEC prepara projeto de lei que cria universidades federais de Catalão e Jataí

Data: 21 de janeiro de 2016

Veículo: O Hoje

Link direto para a notícia: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/29091/titulo/mec-prepara-projeto-de-lei-que-cria-universidades-federais-de-catalao-e-jatai

Segundo Marconi, a presidente Dilma vai proporcionar a triplicação das universidades federais em Goiás

O ministro da Educação Aloizio Mercadante informou ao governador Marconi Perillo, na tarde da última quarta-feira (20), durante audiência na sede do MEC, em Brasília, que aguarda a retomada dos trabalhos legislativos no Congresso Nacional para que o projeto de lei que cria as Universidades Federais de Catalão e Jataí seja apresentado à apreciação dos parlamentares.

O projeto visa a consolidação das duas universidades a partir da estrutura existente hoje nos câmpus universitários da UFG de Catalão e Jataí. Para o ministro, chegou a hora de Goiás ampliar o número de universidades federais. “Há 60 anos Goiás só tem uma universidade federal. Os campus de Catalão e Jataí estão consolidados, têm estrutura, densidade e perspectiva de futuro”, analisou o ministro.

A criação das duas novas universidades, no entendimento de Mercadante, vai melhor a administração da instituição. “Hoje um único reitor tem que cuidar do Estado inteiro. Com novos reitores haverá melhora na eficiência e na gestão, além de se criar uma identidade regional”, complementou.

“O governador Marconi Perillo – salientou Aloizio Mercandante – tem se empenhado muito nesse projeto, assim como a bancada de parlamentares de Goiás. A presidente Dilma Rousseff já se manifestou favorável. Falta agora acertarmos a questão orçamentária com a retomada dos trabalhos legislativos”.

Pelo projeto, as duas novas universidades terão autonomia para criação de novos cursos. Ambas já conseguiram aprovação do MEC para criar cursos de medicina. “Elas vão identificar quais são as necessidades regionais para que seja desenhado um polo de desenvolvimento cultural, científico e tecnológico nessas duas regiões”, declarou o ministro.

Hoje, os dois câmpus oferecem 20 cursos de graduação, mestrado e doutorado. “A presidente Dilma vai possibilitar a Goiás triplicar o número de universidades federais. Esse é um fato histórico da mais alta relevância. Essa talvez seja a decisão mais importante para Goiás nesta última década”, comentou o governador ao final da audiência.

“Está muito claro o compromisso do ministro e da presidente com a criação definitiva das universidades de Catalão e Jataí. Esse era um compromisso que a presidente havia feito comigo no final do ano passado. Minha expectativa é que esse compromisso seja cumprido nos próximos dois meses”, declarou Marconi.

(Assessoria) (Foto: Humberto Silva)