Banda Sinfônica se apresenta na Boneweek Goiânia

Data: 04/04/2016

Veículo: Goiás Agora

Link da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/banda-sinfonica-se-apresenta-no-boneweek-goiania/

12931197_999683183447309_6594696726092474361_n

Uma semana de atividades voltadas para divulgar e desenvolver o trombone e confraternizar os trombonistas (amadores e profissionais), incluindo seus admiradores. O 3º Simpósio de Trombones do Estado de Goiás se alinhou à International Trombone Association (ITA) e vai promover, a partir desta segunda-feira, dia 4, até o dia 8, a Boneweek Goiânia ou International Trombone Week (ITW). Nesta semana ocorrem eventos em todo o mundo com esta finalidade. Na edição de Goiânia haverá apresentação de vários masterclasses e concertos, em vários formatos, com entrada franca. Veja a relação de artistas parceiros do evento.

No dia 7, a Banda Sinfônica do Estado de Goiás/Ciranda da Arte se apresenta no teatro do IFG, às 20 horas e terá como solistas alguns dos professores da BoneWeek. O teatro fica na Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia, próximo ao Parque Mutirama.

A Banda Sinfônica do Estado de Goiás é um grupo de produção e pesquisa em música do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/Secretaria da Educação, Cultura e Esporte. É formada por professores e estudantes de música da rede estadual de ensino. Surgiu em 2008, com o nome de Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado. Foi fundada pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte sob a direção da professora Luz Marina de Alcantara e intermédio dos professores/músicos Manassés Aragão, Luiz Fagner e Cláudio Antunes. Dentre os principais objetivos estão: contribuir com a formação dos professores de música e alunos da rede estadual de ensino, de modo que promova a articulação entre prática artística e a vivência pedagógica, incentivar os alunos à apreciação musical e à compreensão crítica vivenciadas no contexto musical goiano, tanto em concertos didáticos nas escolas quanto em teatros. Atualmente é a única formação orquestral do Brasil formada exclusivamente por professores e estudantes vinculados a uma rede pública de ensino.

21ef81_5c4e4d1af4a34952a7c45450eb0da6cd

Nesta edição da Boneweek, através da parceria entre Universidade Federal de Goiás, Instituto Federal de Goiás e Ciranda da Arte/Seduce, alunos de trombone de bandas marciais da rede estadual de ensino serão contemplados com a participação gratuita na BoneWeek. Eles terão a oportunidade de estudar com professores de renome (masterclasses), o que contribuirá para sua formação musical e disciplinar. As aulas acontecerão em três polos de Goiânia: polo Campinas (dia 4/4), polo região Noroeste (dia 5/4) e, polo região Jardim América (dia 8/4), cada um atendendo pelo menos dez escolas.

Segunda-feira – dia 4 – 10 horas
Intervenção Urbana: cerca de 20 alunos vão realizar uma intervenção urbana na Praça dos Bandeirantes, brindando os transeuntes com músicas executadas por grupos de trombones.

Quarta-feira, dia 6 – 20 horas
Programação no CCUFG. O repertório é dedicado à música de Câmara, com músicas de vários gêneros, do barroco ao contemporâneo. Compositores importantes como J. Brahms, H. Schutz, E. Villani Cortes. Com diversas formações: de duo a octetos, com piano e cantora. Uma mostra bastante abrangente deste repertório.

Quinta-feira, dia 7 – 20 horas
o concerto será no IFG também às 20 horas com grupos de trombones (octetos) e a Banda Sinfônica do Estado de Goiás acompanhando vários solistas de trombone.