GOIÁS: Recitais Vilaboenses celebra um ano e se firma no calendário cultural

Data: 01/08/2016

Fonte/Veículo: Imprensa Já

Link direto para a notícia: http://imprensaja.com.br/index.php?pg=noticia&id=235714

Da Seduce Goiás

Um concerto memorável, marcado por emoções e saudades, embalado  por clássicos que foram do erudito ao moderno, assim foi a 8ª edição dos Recitais Vilaboenses, realizada na noite desta sexta-feira, 29/7, na Cidade de Goiás. O palco do espetáculo, o Palácio Conde dos Arcos, esteve de casa cheia e recebeu um público que reverenciou a homenageada desta edição, Valéria Zanini, uma das maiores pianistas brasileiras radicadas no exterior. Valéria, falecida em fevereiro deste ano, foi uma das concertistas do lançamento da Série, em julho de 2015, à época, homenageando Reginaldo Saddi.

Em nome do governador do Estado, Marconi Perillo, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, deu as boas vindas e, em especial, saudou os familiares que prestigiaram o concerto, como os da família de Valéria Zanini e dos concertistas, que dividiram com a secretária as saudações da noite.

Raquel enalteceu o talento da pianista Valéria Zanini que extrapolou o circulo familiar e deixou uma marca profunda na música não só em Goiás, mas no Brasil e internacionalmente. “E é por esse legado e esse brilho de uma goiana que nos orgulhou sempre que dedicamos esse recital”, concluiu a secretária.

Também fez uso da palavra o artista plástico Madureira Vasconcelos, viúvo de Valéria Zanini, que veio da Dinamarca especialmente para esse concerto, e que em nome da filha, Bianca, agradeceu emocionado a homenagem, à esposa. Além de reverenciar o talento de Valéria, Vasconcelos pediu ao público que se concentrasse no trio mágico de intérpretes da noite, Eliane Rahal, Clóvis Alessandri e Britta Bugge Madsen, amigos muito próximos e queridos a Valéria Zanini. Segundo ele, esses goianos, Eliane, Clóvis e Valéria, foram grandes propiciadores de magia, que recolhiam as raízes vilaboenses e levavam para a Alemanha e Dinamarca e traziam de volta essa magia e espalhavam com tanto primor.

Um ano de celebrações

A secretária Raquel frisou a satisfação de “se compartilhar cenários e estar na mesma página, como a dos Recitais”, referenciado por ela. O evento é uma iniciativa criada pela Seduce, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). que começou de forma muito despretensiosa e que completa um ano se firmando no calendário cultural da Cidade de Goiás. Palco de grandes talentos da música e de célebres homenageados, os Recitais Vilaboenses se consolidam como mais um compromisso do governo de Goiás com a cultura goiana.

E atendendo ao pedido da sociedade local, a secretária anunciou a continuidade dos sarais a cada última sexta-feira do mês, e ainda, a aquisição de um piano de cauda, já autorizada pelo governador para o Teatro São Joaquim, anunciando, também, que o piano que hoje está no Palácio Conde dos Arcos, ali permanecerá, um presente para a comunidade vilaboense que aprecia e prestigia os eventos culturais de qualidade.

O recital em Vila Boa contou com a presença de autoridades e personalidades, como a prefeita local, Selma Bastos; o superintende de Ação Cultural, José Eduardo Morais e a gerente de Salas de Espetáculos, Dirce Vieira, da Seduce; Jonas Bercó, subsecretário de Educação na Cidade de Goiás e Maria do Socorro Cordeiro Costa, subsecretária de Itaberaí, representantes das subsecretárias regionais e das regiões  jurisdicionadas; várias confreiras da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), na pessoa da presidente  Maria Elizabeth Fleury.

Outra ilustre presença da noite foi a do maestro Gottfried Engels, da Alemanha, que está em Goiânia para se apresentar com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, no dia 10 de agosto, no Teatro Basileu França; Zaira Turchi, presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa de Goiás (Fapeg), Sandro de Lima, do Instituto Federal de Goiás (IFG); a musicista Maria Lucy Veiga Teixeira, Dona Fifia; e o maestro Eliseu Ferreira, regente da Orquestra Sinfônica Jovem e diretor do Centro de Educação Profissional (CEP) em Artes Basileu França, o músico Bororó, entre outros.