O veterinário Danilo Leal, de 27 anos, realizou o curso Prepara Enem específico para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a intenção de iniciar uma graduação em medicina. Na média, sua pontuação foi de 808, sendo que a nota da redação foi de 940. Segundo ele, o segredo foi se preocupar com a estrutura do texto para basear seus argumentos. “Quando a gente viu o tema, tomou um susto, porque não era o esperado, mas depois de ler os textos de apoio fica mais fácil”, diz.

O resultado foi dentro do esperado por Danilo, que afirma ter se preocupado em fazer o texto dentro do tempo estipulado. O estudante diz que buscou dar clareza para os seus argumentos e, para isso, contou com toda a bagagem cultural e maturidade que possui. “Uma das grandes vantagens do Enem é que ele permite que o aluno use todo o seu conteúdo, de sociologia, filosofia, cinema, literatura e tudo mais.” O número de redações anuladas no Enem, para Danilo, mostra a falta de preparo dos alunos.

Já Guilherme Stival, de 20, mesmo que o tema da redação tenha sido apresentado em sala de aula por seu professor no Colégio Visão, ver a discussão sobre publicidade infantil na prova foi uma surpresa. Participando do Enem pela quarta vez, o estudante conta que para tirar 920 na redação, ficou atento ao manual da prova. Na edição anterior, por exemplo, a nota de Guilherme havia sido 840. Ele também tenta uma vaga no curso de medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) ou Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Uma das premissas do manual, por exemplo, é não poder copiar qualquer parte dos textos de apoio, o que causou a eliminação de mais de 13 mil candidatos. “O Enem não cobra que um aluno saiba tudo sobre determinado tema, mas que se saiba o básico e como ele se relaciona com o que a gente vive, com o nosso mundo”, diz.