Mostra de dança leva espetáculos inéditos a três cidades goianas

Data: 18 de fevereiro de 2015

Fonte/Veículo: A Redação

Link direto para a notícia: http://www.aredacao.com.br/cultura/54402/mostra-de-danca-leva-espetaculos-ineditos-a-tres-cidades-goianas

Goiânia, Pirenópolis e Goiás receberão eventos

A Redação

Goiânia – Pirenópolis, Goiás e Goiânia vão receber a partir do próximo sábado (21/2), a primeira edição da Mostra Internacional de Dança Manga de Vento, realizada com apoio do Fundo Estadual de Cultura e Lei Goyazes.

A mostra contará com a participação de Denise Stutz (Rio de Janeiro), Vera Mantero (Lisboa), Dudude Hermmann (Belo Horizonte), Provisional Danza (Madri), Flavia Meireles (Rio de Janeiro), Cia d Fora (Rio de Janeiro), André Masseno (Zurique/Rio) e Alejandro Ahmed (Florianópolis).

A produção artística do evento é assinada por Guilherme Wohlgemuth e pela Lúdica Eventos e Produções Culturais.

Primeira atração

A dançarina carioca Denise Stutz abre a programação da mostra com o espetáculo Finita, considerado o melhor de 2013 segundo o jornal O Globo, inspirado em uma carta enviada pela mãe já falecida. Este trabalho de Stutz tem história em terras goianas.

As apresentações de Denise casarão com o lançamento de um livro sobre sua vida, de autoria da dançarina e pesquisadora da Universidade de Campinas (Unicamp) Lilian Vilela, intitulado Uma Vida em Dança: Movimentos e Percursos de Denise Stutz. O lançamento marcará a aula inaugural dos cursos de Artes Cênicas, Dança e Direção de Arte da UFG e contará com a presença da escritora e de sua musa inspiradora.

Sequência

Em março é a vez de Vera Mantero mostrar seu trabalho ousado e vanguardista nas terras goianas, com a peça Os Serrenhos do Caldeirão. Vera é considerada, pelo filósofo e historiador José Gil, como a corporificação da dança contemporânea de Portugal e já se apresentou diversas vezes no Brasil, inclusive na Bienal de São Paulo de 2004, mas é a primeira vez que vem para Goiás.

“Mais do que ater a tendências bem-sucedidas, legitimadas e consolidadas) da dança, esses artistas apostam em experiências que avançam em direções distintas e atualizam a linguagem. Dessa forma, cada apresentação tem motivos únicos e singulares para fazer parte da programação”, explica o diretor artístico, Kleber Damaso.

Programação completa:

Goiânia - Teatro SESC

21/2 Finita - Denise Stutz (Rio de Janeiro)

6/3 Os Serrenhos do Caldeirão - Vera Mantero (Lisboa)

29/4 A projetista - Dudude Hermmann (Belo Horizonte)

21/5 Algun Día - Provisional Danza (Madri)

11/6 Ocupa Árvore - Flavia Meireles (Rio de Janeiro)

27/6 Os Transtornos Passam - Cia d Fora (Rio de Janeiro)

25/7 O Confete da Índia - André Masseno (Zurique/Rio)

13/8 Sobre promessas e expectativas - Alejandro Ahmed (Florianópolis)

Goiás - Teatro São Joaquim

25/2 Finita - Denise Stutz (Rio de Janeiro)