Espetáculos da Mostra Internacional serão exibidos até agosto

Data: 23 de fevereiro de 2015

Veículo: Portal Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/espetaculos-da-mostra-internacional-serao-apresentados-ate-agosto/#sthash.L7laLc1r.dpuf

Oito espetáculos chegam a Goiás para uma série de apresentações dentro da Mostra Internacional de Dança Manga de Vento. Na programação extra da Mostra consta o lançamento do  livro Uma Vida em Dança: Movimentos e Percursos de Denise Stutz, de Lilian Vilela, nesta segunda-feira, dia 23, na Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG), às 18h30. A Mostra segue até agosto deste ano em Goiânia, Pirenópolis e cidade de Goiás. Em sua primeira edição, o evento conta com o patrocínio do Governo de Goiás através do Fundo de Arte e Cultura e Lei Goyazes (da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte), e parceria do Sesc-GO, além da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG. A produção artística do evento é assinada por Guilherme Wohlgemuth e Lúdica Eventos e Produções Culturais.

As peças da mostra têm como diretor artístico, o professor de dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) Kleber Damaso. Participam do evento Denise Stutz (Rio de Janeiro), Vera Mantero (Lisboa), Dudude Hermmann (Belo Horizonte), Provisional Danza (Madri), Flavia Meireles (Rio de Janeiro), Cia d Fora (Rio de Janeiro), André Masseno (Zurique/Rio) e Alejandro Ahmed (Florianópolis).

Espetáculos

A dançarina carioca Denise Stutz abriu a programação da mostra no último dia 21, com o espetáculo Finita, inspirado em uma carta enviada pela mãe já falecida. Este trabalho de Stutz tem história em terras goianas. Em 2013, Denise participou de um dos encontros do Conexão Samambaia – projeto de residência artística da UFG coordenado por Kleber Damaso – e antecipou a estreia de Finita com um ensaio geral nos palcos de Pirenópolis. Agora ela retorna à cidade para mostrar o trabalho concluído e na íntegra, dessa vez com o título de melhor espetáculo do ano.

Sequência

Em março é a vez de Vera Mantero mostrar seu trabalho nas terras goianas, com a peça Os Serrenhos do Caldeirão. Vera é considerada pelo filósofo e historiador José Gil, como a corporificação da dança contemporânea de Portugal e já se apresentou diversas vezes no Brasil, inclusive na Bienal de São Paulo de 2004, mas é a primeira vez que vem a Goiás. A artista é conhecida por seu diálogo aberto com outras artes além da dança, e transita fluentemente pelo teatro, música e artes visuais. Vinda de uma área transdisciplinar, mas com formação clássica, Vera traz um espetáculo único, que mostra bem as diversas possibilidades da dança contemporânea.

Goiânia – Teatro Sesc

6/3 – Os Serrenhos do Caldeirão – Vera Mantero (Lisboa)

29/4 –  A projetista – Dudude Hermmann (Belo Horizonte)

21/5 – Algun Día – Provisional Danza (Madri)