Redação surpreende candidatos

 

Sob a forma de artigo opinativo, de carta de um leitor, ou então de conto, os vestibulandos que passaram ontem pelo segundo dia de provas do Vestibular 2011-1 da Universidade Federal de Goiás (UFG), enfrentaram uma das avaliações mais temidas do concurso: a redação. O tema, para alguns deles, representou o desafio de ponderar sobre questões de universos aparentemente distantes, como a física e a filosofia.

"Fantasia: força motriz e/ou força alienadora", tema da redação de ontem, vinha com sete textos de sustentação para os candidatos. O tema deixou vestibulandos como Diogo Jacob Rakowski, de 17 anos, em dúvida se fizeram boas provas ou não. Ele está na disputa por uma vaga no curso de Direito.

A vestibulanda de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, Beatrice dos Santos Menezes, de 16 anos, também achou o tema "complexo". Ela se disse surpresa com a prova: "Sinceramente, acho que teria de saber mais sobre física para ter certeza de que fiz uma boa redação".

 

Difícil

Observação parecida fez a candidata ao curso de Ciências Contábeis, Rayane Caixeta, de 17 anos, com o agravante de que não apenas a redação surpreendeu. "Achei a prova de geografia muito difícil", afirmou ela. Sobre a redação, a vestibulanda disse que ficou surpresa porque apostava em temas "mais práticos", como as eleições presidenciais e a Copa do Mundo de Futebol, ambos acontecidos este ano.

O resultado final do vestibular está previsto para ser divulgado no dia 4 de fevereiro. A universidade fará até seis chamadas.