Facomb/UFG promove lançamento de novo livro

07/12/2010
Facomb/UFG promove lançamento de novo livro
Rodrigo Alves - O Popular/Goiasnet

A Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da Universidade Federal de Goiás (UFG) lança nesta quarta-feira (08), às 10 horas, em seu auditório no Câmpus 2 da universidade, o livro Jornalismo UFG.

Organizado pelo atual coordenador do curso de Jornalismo, professor Juarez Ferraz de Maia, a publicação traz textos de professores da instituição que compilam a história do curso criado no final dos anos 60 até os dias atuais, relatam experiências dos projetos desenvolvidos nos últimos anos e ainda resgatam histórias do curso, com ex-alunos e professores que ao longo de quatro décadas ajudaram a construí-lo.

Planejada originalmente para ser uma revista, a compilação de textos acabou tornando-se livro no momento da edição. “Inicialmente nossos planos eram de fazer uma revista anual, mas, quando vimos o material, notamos que seria melhor editar um livro”, conta o organizador. Segundo ele, porém, a intenção é manter a ideia de ser uma publicação anual, prevista para ser lançada sempre no mês de outubro. Assim, diz, o curso deve manter um veículo constante de divulgação das novidades para a comunidade acadêmica e profissionais da área em geral.

De acordo com o professor, depois que o Superior Tribunal Federal (STF) derrubou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, no ano passado, houve uma desmobilização entre os estudantes que já estavam no meio do curso. Embora a questão ainda possa ser modificada, com a proposta de uma emenda constitucional favorável à obrigatoriedade em votação no Congresso Nacional, a faculdade, de acordo com ele, sentiu necessidade de revitalizar o interesse pelo curso. “Era necessário tomar iniciativas para isso”, diz.

Para tanto, o professor, que assumiu a coordenação do curso no início deste ano, propôs a ideia de reunir textos de professores para rememorar o processo de criação do curso e divulgar mudanças recentes na grade curricular. “Dividimos em cinco partes. A primeira para apresentar o curso e mostrar pesquisas que realizamos com os estudantes; a segunda para mostrar as novas diretrizes; e a terceira e a quarta para apresentar reflexões e projetos realizados. Ao final entrevistamos o professor de fotografia Thomas Roland, integrante da primeira equipe de professores do curso, e o jornalista Reynaldo Rocha, da primeira turma formada”, adianta.

Artigos e reportagens

Ao longo de 216 páginas, alguns dos professores – que atualmente somam 16 profissionais entre docentes fixos e colaboradores que vêm de outras unidades – expõem em textos, cujas estruturas variam em formatos como artigo acadêmico e reportagem, diferentes ângulos sobre o curso de mais de 40 anos. Entre os autores estão profissionais dos quadros da faculdade como Silvana Coleta, Edson Spenthof, Angelita Lima, Rosana Borges, Lisa França, Lisbeth Oliveira, Lisandro Nogueira, Nilton José Rocha e o próprio Juarez Maia.

Por meio dos textos, é possível conhecer a estrutura do curso e experiências com projetos laboratoriais e estágio, além de projetos de pesquisa e extensão e práticas laboratoriais em unidades à parte da universidade como a TV UFG, a Rádio Universitária e a Assessoria de Comunicação. “Nossa intenção é disponibilizar gratuitamente os livros para alunos, bibliotecas, instituições de ensino de Goiânia que têm cursos de jornalismo e universidades de fora, além de profissionais da área e interessados em geral”, enumera o professor.

Este primeiro livro, editado com recursos do orçamento da própria Facomb e da Funarte, sai com mil exemplares e pode ser adquirido gratuitamente mediante contato com a coordenação do curso de Jornalismo. Interessados podem falar diretamente pelo telefone da coordenação no número 3521-1333.

Lançamento do livro: Jornalismo UFG
Autores: Vários, com organização de Juarez Ferraz de Maia
Data: Quarta-feira (08), às 10 horas
Local: Auditório da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG, Câmpus 2 (Câmpus Samambaia), ao lado do Conjunto Itatiaia
Informações: 3521-1333 (Coordenação do curso de Jornalismo)