Sairá hoje edital do vestibular 2011

O Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec/UFG) aprovou no dia 10 o edital do Processo Seletivo 2011/1, que será divulgado hoje. As inscrições começam amanhã, seguindo até o dia 14 de outubro exclusivamente pela internet, por meio do endereço www.vestibular.ufg.br.

As provas da primeira etapa serão realizadas no dia 21 de novembro e da segunda etapa nos dias 12 e 13 de dezembro. Para o processo seletivo 2011/1 estão sendo oferecidas 5.302 vagas, sendo 3.348 para Goiânia, 904 para Catalão, 900 para Jataí e 150 para a cidade de Goiás.

Para este semestre estão previstas novidades como o curso de Licenciatura em Dança, em Goiânia, com 40 vagas, e a destinação de 15 das 40 vagas do curso de Letras/Libras para candidatos surdos que farão a prova do processo seletivo apenas em Libras, na primeira etapa, e a prova de redação na segunda etapa. Estes candidatos deverão apresentar laudo médico comprovando a deficiência auditiva.

A novidade mais esperada é a forma de aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste processo seletivo a média final do estudante será feita com a soma da nota da primeira etapa, a nota do Enem (normalizada de 0 a 90 pontos) e a nota da segunda etapa. O uso da nota do Enem continuará sendo opcional e só será utilizada, caso beneficie o candidato.


Ofertas

Outra novidade é que após a 5ª chamada, aos candidatos que optaram por um curso do Câmpus de Goiânia também seja oferecido nos Câmpus de Catalão, da cidade de Goiás ou de Jataí, que tenham vagas não preenchidas por inexistência de candidatos aprovados. A opção poderá ser feita no período de 19 a 21 de março de 2011, no site www.vestibular.ufg.br – eles serão convocados em 6ª chamada, para matrícula nesses cursos, em um desses Câmpus.

A UFG lembra que a opção pelo programa UFGInclui deve ser feita no ato da inscrição. O UFGInclui é uma ação afirmativa com o objetivo de beneficiar candidatos oriundos de escola pública, negros egressos de escola pública, negros quilombolas, indígenas e candidatos surdos.


Sisu

A UFG também oferecerá, na seleção, vagas para preenchimento por meio do Sistema de Seleção Unificada do MEC (Sisu), utilizando a nota do Enem. Serão ofertadas vagas dos cursos que em outros processos seletivos ficaram com 20% ou mais vagas ociosas. (Da Redação)