MP realiza debate sobre 'Tropa de Elite 2' com participação da UFG

Ministério Público do Estado de Goiás, 20/12/10

MP realiza debate sobre 'Tropa de Elite 2'

O Ministério Público de Goiás, por meio da Escola Superior (ESMP), promove na próxima segunda-feira (20/12), debate sobre o filme Tropa de Elite 2. Denominado “Tropa de Elite 2 – Debate: uma Nova Reflexão”, o evento, que será realizado no Cine Lumière Bougainville, a partir das 16h30, conta com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do jornal O Popular. O enfoque das discussões será o do regime democrático de direito e do sistema político brasileiro.

Após a exibição do filme, haverá uma exposição de um dos roteiristas dos filmes Tropa de Elite 1 e 2, Rodrigo Pimentel. Em seguida, acontecem as discussões, que terão entre os debatedores o procurador de Justiça de Goiás Edison Miguel da Silva Jr.; o cientista político, assessor técnico do Senado e professor do Instituto Legislativo Brasileiro Antônio Flávio Testa; a secretária de Segurança Pública de Goiás, Renata Cheim, e a editora chefe do jornal O Popular, Cileide Alves. O debate será mediado pelo crítico cinematográfico e professor da UFG Lisandro Nogueira (confira aqui a programação).

Estarão presentes ainda ao evento integrantes do Grupo Nacional de Efetivação do Controle Externo da Atividade Policial, que é vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). O grupo tem como coordenadora a diretora da ESMP, Alice de Almeida Freire.

O debate será aberto ao público em geral, dentro do limite de vagas da sala de cinema. Interessados em participar do evento devem retirar o convite na Escola Superior do MP, que fica na sala T-11 do edifício-sede do MP, no Jardim Goiás. No dia do evento, o convite será trocado pelo bilhete de entrada no cinema. Mais informações pelos telefones (62) 3243-8068/8061.

Em novembro de 2007, o MP promoveu debate semelhante, abordando o primeiro Tropa de Elite. O evento também contou com a participação do roteirista Rodrigo Pimentel.