Ética Médica é debatida em Congresso Goiano

Secretaria Estadual de Saúde - 30/09/2010

O XXII Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (Ecam) e 1º Congresso Goiano de Ética Médica (Cogem) ouviram as declarações feitas durante pronunciamento da titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES/GO), Irani Ribeiro de Moura, na abertura oficial dos eventos, realizada na noite dessa quinta-feira, 30. “A contribuição de cada um de nós médicos é nos doarmos para a medicina, com uma consciência de que deixar de atender aos pacientes não faz parte dos nossos juramentos é preciso ter ética”, ressaltou ela.

O Ecam é promovido desde 1988 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM/UFG) e o Centro Acadêmico XXI de Abril. Este ano, as entidades firmaram uma parceria com o Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), para a realização simultânea do I Cogem.

Entre os participantes da mesa diretiva também esteve o médico e presidente do Cremego, Salomão Rodrigues Filho, o diretor da FM/UFG, professor Vardeli Alves de Moraes e o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d’Avila que na ocasião parabenizou a escolha do tema do Congresso. ”Esse é um momento de reflexão e comprometimento com a população que confia em nós profissionais da área médica, entregando-nos a própria vida e se despindo de qualquer condição para ser atendido”, frisou.

Sediados no Cremego, o Encontro de acadêmicos e o Congresso Goiano tem a promoção de palestras, conferências, mini-conferências e apresentações. Nesta sexta-feira, dia 1º, a secretária Irani Ribeiro participa de mesa redonda, às 10h30, com o tema central A crise no Atendimento Médico de urgência e Emergência, onde repassará a apresentação sobre a Política de Assistência Médica na Urgência e Emergência. A programação geral termina neste sábado, 2 de outubro.