Morre único lobo-guará do zoológico de Goiânia

Morre único lobo-guará do zoológico de Goiânia

Marília Assunção - O Popular

O último lobo-guará que havia no Parque Zoológico de Goiânia morreu por volta das 18 horas de segunda-feira. O animal, uma fêmea chamada de Uva pelos funcionários do parque, adoeceu há cerca de quatro meses. Há 15 dias o estado se agravou, mesmo com o tratamento veterinário.

A necropsia confirmou o diagnóstico que os veterinários do zoo já haviam feito – a loba estava sofrendo com um tumor hepático. “É um mal que acomete os lobos-guarás mais velhos. O que estranhamos é que ela tinha apenas quatro anos de idade, era um animal jovem para a espécie”, destacou ontem um dos veterinários do zoológico que trataram do bicho, José Carlos Fávaro Júnior.

Os problemas no fígado desencadearam outras doenças no animal, explica José Carlos. “Ela acabou desenvolvendo problemas respiratórios que culminaram em pneumonia e problemas cardíacos em decorrência da falta de circulação sanguínea”, acrescentou o veterinário.

Segundo ele, os sintomas agravaram na última quinzena e o bicho parou de se alimentar direito. Diante dos sintomas finais, explica ele, a equipe decidiu tratar a loba apenas com analgésicos para amenizar o sofrimento e “prolongar a vida”.
O zoológico aguardará o laudo histopatológico que a Universidade Federal de Goiás (UFG) fará sobre o material coletado na necropsia. A carcaça do bicho será doada à UFG ou outra instituição de ensino superior.

José Carlos afirma que Uva era uma loba muito mansa e querida por todos os tratadores por sua docilidade. Há dois anos ela vivia sozinha no Zoológico de Goiânia. A outra loba-guará que havia não se adaptava no recinto dos lobos e foi permutada com outro parque em troca de cinco bichos – entre macacos, cervos e cobras.

O diretor do zooógico, Rafael Cupertino, lamentou a morte da loba, mas destacou que nenhuma anormalidade foi percebida e que este foi o único caso recente. De janeiro até o início de fevereiro tinham nascido cinco animais e morrido outros cinco no zoo, fechado para visitação desde julho de 2009 após várias mortes.

A direção do Zoológico de Goiânia, por sua vez, está comunicando todos os nascimentos e mortes de animais desse ano ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) a cada dois meses, afirma Cupertino. O material segue com os laudos de necropsias. Técnicos do Ibama têm feito acompanhamento e vistorias rotineiras no zoológico.