UFG vai utilizar Enem no vestibular de meio de ano

UFG vai utilizar Enem no vestibular de meio de ano

Anúncio foi feito ontem pelo reitor edward madureira. no ano passado, devido à fraude nas provas, instituição não usou notas

Patrícia Drummond

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai utilizar em seu vestibular de meio de ano os resultados contabilizados pelos candidatos no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 2009. O anúncio foi feito ontem, pelo reitor da instituição, Edward Madureira, durante almoço com jornalistas no Lancaster Grill, no Setor Sul.

No último processo seletivo da UFG, cujas provas foram aplicadas em novembro (primeira etapa) e dezembro (segunda etapa) do ano passado, a universidade decidiu não adotar o Enem, mesmo estando previsto no Edital. A decisão ocorreu em função da fraude verificada na véspera do Exame, então marcado para o início de outubro.

Com o cancelamento da prova pelo Ministério da Educação e o reagendamento de nova data, para o mês de dezembro, a UFG considerou melhor não adotar as notas do Enem 2007, 2008 e 2009, para não mexer no calendário de seu vestibular. Na ocasião, em entrevista ao POPULAR –a reportagem foi publicada em 6 de outubro –, a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, afirmou: “Por um princípio de justiça, para garantir a isonomia e a igualdade de participação de todos os candidatos, a proposta é não utilizarmos o Enem, como estava previsto”.

Sandramara afirmou que a UFG retomaria o Enem no vestibular de meio de ano da instituição, em 2010. “Os vestibulandos não devem abandonar o Enem, porque essa decisão de não utilizá-lo é apenas nesse momento, diante desse atual contexto. Vamos voltar a utilizá-lo no processo seletivo 2010/2”, declarou. Nos vestibulares 2009/1 e 2009/2, a UFG já havia utilizado o aproveitamento da nota do Enem, em 20%. A diferença, no último processo seletivo, é que o porcentual seria maior: 40%, o que deve ser mantido no próximo vestibular.

Reitor apresenta plano de atuação

Patrícia Drummond

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, apresentou à imprensa um balanço de sua gestão e falou das perspectivas para os próximos anos à frente da universidade, em seu segundo mandato. Entre as principais realizações, destacou a ampliação da área construída da UFG, tanto em novas obras quanto em reformas.

Segundo informou Edward, de 2006 a 2009, a UFG ganhou 71 mil metros quadrados em sua área construída, o que significa um acréscimo total de 39%. No mesmo período, foram realizadas 73 obras e reformas, e outros 90 projetos estão em execução. Os recursos financeiros aplicados somam R$ 97 milhões, oriundos de fontes como o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), responsável por 70% da verba.

As obras apontadas pelo reitor da UFG incluem melhorias nos câmpus de Goiânia, Catalão, Jataí e cidade de Goiás. Fazem parte dos projetos, entre outros, a construção de novos centros de aula e prédios inteiros de faculdades na capital e nos três municípios, além de reforma e ampliação de unidades de ensino, implantação de novo sistema viário no Câmpus 2, em Goiânia, e da construção de uma nova biblioteca na Praça Universitária. (P.D.)