Cinema no câmpus

Festival Perro Loco, promovido por estudantes da UFG, foca a experimentação e a transformação na sétima arte

Rute Guedes

De hoje a domingo, alunos da Universidade Federal de Goiás promovem o 4º Perro Loco - Festival de Cinema Universitário Latino-americano. Com atividades concentradas no Câmpus 2 (ao lado do Conjunto Itatiaia, região norte da cidade), o evento oferece atrações para os estudantes e para a comunidade em geral, todas com entrada franca. Sessões de filmes, oficinas,  debates e shows estão na programação do festival.

A abertura do Perro Loco será hoje, às 19h30, no Cine UFG. Ao todo, 214 filmes de 19 Estados brasileiros e sete países (Cuba, Chile, Colômbia, Argentina, México, Costa Rica e Equador) da América Latina foram inscritos na Mostra Competitiva Universitária do Perro Loco 4. Foram selecionadas 42 obras: 33 brasileiras e nove internacionais provenientes de quatro países (Argentina, Costa Rica, Chile e Equador), que contemplam 35 instituições de ensino superior. A programação inclui também mostras paralelas de cinema latino e brasileiro e homenagens a Ivan Cardoso e Paulo César Pereio, convidados do festival.

Marina Costa, da comissão organizadora desta edição, explica que o evento é totalmente realizado com a participação de estudantes, a maioria da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb). "No total, temos 25 participantes, em grande parte da Facomb, pois o Perro Loco é um projeto de extensão da Comunicação, mas temos também envolvidos na organização estudantes e recém-formados de outras áreas, com colegas da Filosofia, da Geografia e da Faculdade de Artes Visuais", conta ela, referindo ao chamado Coletivo Perro Loco. Além do apoio da UFG, o evento conta com o auxílio do Ministério da Cultura e de leis de incentivo à cultura do Estado e do Município.

Segundo Marina, a mostra competitiva foi definida tendo como critérios principais a qualidade cinematográfica dos inscritos e a inovação ou experimentação na narrativa e na estética. "Já as mostras paralelas, debates e homenagens foram norteados pelo tema do festival deste ano, que é o rito de passagem, em suas várias leituras e perspectivas. Baile Perfumado e O Homem que Engarrafava Nuvens, por exemplo, estão na mostra porque, além de sua qualidade cinematográfica, trazem momentos diferentes do cineasta pernambucano Lírio Ferreira: o início de sua carreira e o seu filme mais recente, num intervalo de mais de dez anos", explica.

O conceito de rito de passagem, mas num contexto de transformação social, foi a inspiração para debates como México, o Zapatismo e Outros Movimentos Populares, amanhã às 10 horas. A sessão especial de Iracema, Uma Transa Amazônica, segundo o Coletivo Perro Loco, deve-se sobretudo ao rompimento dos limites tradicionais entre o documentário e a ficção, uma das principais características do longa-metragem.

"O filme é um marco do cinema brasileiro e a participação do Paulo César Pereio, nosso convidado, é fundamental para este sucesso, por isso também a homenagem a ele. O zapatismo e os movimentos populares são tema de um debate porque as transformações sociais são, também, sinônimo de mudança e se encaixam na nossa proposta de abordar o rito de passagem", observa Maria. Outro homenageado do festival, frisa Marina Costa, é o cineasta e fotógrafo Ivan Cardoso, que participou há alguns anos da Mostra Trash de Cinema Independente. "O Ivan está comemorando 40 anos de carreira com uma produção extensa, repleta de inovações e variada, apesar de nem tão conhecida assim, principalmente seus documentários sobre arte", completa a coordenadora do festival. Logo após a solenidade de abertura do Perro Loco, no Cine UFG, será exibido um documentário de Ivan: ABC do Amor de Tim Maia.

Todas as atividades do Perro Loco têm entrada franca e são abertas à comunidade. As oficinas, porém, que oferecem certificado e exigem inscrição, já estão fechadas. No entanto, além de entrada livre para todas as mostras, o público também tem acesso aos debates.
De hoje a sábado, as sessões de cinema serão realizadas no Cine UFG (no complexo da Faculdade de Letras), no período da manhã e da tarde. O resultado da mostra competitiva será divulgado sábado à noite. No domingo, os filmes vencedores da mostra competitiva serão exibidos no Centro da cidade, no Cine Goiânia Ouro, também com entrada gratuita. Também consta da programação a realização de shows com artistas de Goiânia e de outros Estados, sempre à noite, também no Campus 2.


PROGRAMAÇÃO
HOJE
14h- O Baile Perfumado(de Lírio Ferreira, 93 min, ficção, 1997)
16h- Tierra Prometida (de Miguel Littin, 120 min, ficção, 1971)
19h- Solenidade de abertura
Exibição do filme:ABC do Amor de Tim Maia (de Ivan Cardoso, 24 min, documentário, 1993/2006)
AMANHÃ
9h- Mostra Paralela
Filmes: Coração Rebelde, Imprescindíveis, Todo Punk é Católico, Kalashnikov, Atenco - Romper el Cerco
Debate:México - Zapatismo e Outros Movimentos Populares
11h40- Mostra Fora da Lei
13h30- Mostra Competitiva Universitária
Intervalo
15h- Mostra Competitiva Universitária
19h- Mostra Paralela Picolé, Pintinho e Pipa; Praça da Luz; Lapa
Debate com Cavi Borges e Joana Galvão
QUINTA-FEIRA
9h - Mostra Rec Festival (1º Festival de Cine de Universidades Públicas La Plata)
Debate:Cinema Latino-Americano
11h40- Mostra Ivan Cardoso
13h30- Mostra Competitiva Universitária
Intervalo
15h00- Mostra Competitiva Universitária
19h- Homenagem a Ivan Cardoso - 40 Anos de Fotografia, Direção e Produção de Cinema (Cine UFG) A Marca do Terri(de Ivan Cardoso, ficção, 80 min, 2005)
Debate
SEXTA 
9h- Mostra Paralela Estrada para Ythac a (Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti. Ficção, 70 min, 2010) - Cine UFG
Debate com os diretores
11h40- O Homem que Engarrafava Nuvens (de Lírio Ferreira, ficção, 100 min, 2009)
13h30- Mostra Competitiva Universitária
Intervalo
15h- Mostra Competitiva Universitária
19h- Iracema, uma Transa Amazônica (de Jorge Bodanzky e Orlando Sena, documentário/drama, 90 min, 1974)
Debate com Paulo César Pereio
SÁBADO
13h30- Mostra Competitiva Universitária
Intervalo
15h- Mostra Competitiva Universitária
19h- Mostra Paralela
Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (de Karim Ainouz e Marcelo Gomes, 71 min, ficção, 2009)
20h30- Cerimônia de Premiação da Mostra Competitiva Universitária
DOMINGO
(Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro - Rua 9 com 3, Centro)
Exibição gratuita dos filmes vencedores da Mostra Competitiva Universitária (às 12h30, 15h e 20h)
SHOWS
(ao lado do Cine UFG)
HOJE
19h
Em Nome do Samba
QUINTA
21h
Corja (GO)
Bang Bang Babies (GO)
The Galo Power (GO)
Ressonância Mórfica
SEXTA
21h
Polaroyd Club (GO)
Desastre (GO)
Jair Naves (SP)
Agrotóxico (SP)
SÁBADO
22h
Ponto de Escambo (GO)
Mersault e a Máquina de Escrever (GO)
Diego e o Sindicato (GO)
Charme Chulo (PR)