Jovens cartas

Jovens Cartas

Pouco cultuadas pelas novas gerações, as cartas sobrevivem à onda tecnológica. Mesmo assim, sempre vale um incentivo para mantê-las em trânsito: um concurso internacional, por exemplo

 

Raphaela Ferro

 

Caso você tenha menos de 20 anos, é possível que nunca tenha escrito uma carta à mão para enviar a alguém pelos Correios. Elas, as cartas, têm se tornado cada vez mais incomuns. 
O que não quer dizer que ninguém mais as escreva. Laura de Paula Silva e Amanda Ferreira Cruz já ganharam, inclusive, prêmios com as que escreveram. 
Em 2011, Amanda foi a vencedora da etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas, que aqui no Brasil é organizado pelos Correios. 
Aluna, na época, do 9º ano da Escola do Sesi da Vila Canaã, ela soube do concurso por meio de seus professores. “Eu fiz a redação como um trabalho de escola, para ganhar nota, mas a professora gostou muito e falou para eu me inscrever.” 
A professora estava certa. O texto em que Amanda se passa por um Ipê Amarelo para pedir aos seres humanos que cuidem das florestas foi escolhido para representar a escola e se consagrou campeão, foi o melhor do Estado. Infelizmente, entre os nacionais não teve muito sucesso. Goiás ficou em 12º na classificação nacional. 
Mesmo assim, para a estudante, a classificação estadual promoveu benefícios. “Mudou muito minha vida. Eu não pensava que poderia escrever alguma coisa assim, então me abriu portas para a carreira de escritora, que antes eu não imaginava”, explica. O incentivo foi tanto que ela se tornou uma entusiasta da competição de redações. 
Algo pouco comum por aqui. Diretor dos Correios em Goiás, Sérgio Re­­polho explica que a instituição trabalha para aumentar a participação dos goianos.

Garota propaganda
No ano passado, apenas 38 escolas participaram com cerca de 120 redações, no total. Somente 75 textos estavam aptos a serem avaliados, isto é, atendiam os critérios exigidos no regulamento. 
Para mobilizar mais instituições, Repolho aposta nos benefícios da proposta. “Além dos prêmios, o jovem e a instituição recebem o reconhecimento por um trabalho em prol da melhoria da Educação e do uso correto da língua-mãe”, ressalta. 
A principal garota propaganda é uma goiana que conseguiu feito único para os alunos da região: Laura foi campeã internacional em 2006. A estudante foi a terceira brasileira a ser selecionada na etapa mundial. 
Na época, ela cursava o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Jalles Machado, em Goianésia. Hoje, com 20 anos, ela faz o curso de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG) e é estagiária na assessoria de Comunicação Social dos Correios, em Goiânia. 
A escolha da profissão foi influenciada pelo prêmio. “Comecei a falar que queria Jornalismo depois do concurso. Após a premiação, comecei a ter contato com jornalistas por causa das entrevistas e, como eu gostava de escrever, me direcionei para isso”. 
Ela explica que o concurso foi um divisor de águas. “Ainda vivo colhendo os frutos desse concurso. Antes dele eu era muito tímida, e isso também mudou”, considera Laura. 
Entre os frutos está a proximidade com os Correios, que possibilitou que ela fizesse um estágio de Ensino Médio na unidade de Goianésia, e agora como universitária na sede central, em Goiânia. 
A redação em que ela se passa por uma moradora de uma comunidade na Amazônia, onde a carta seria o único meio de comunicação, também levou a estudante à Europa. 
Em 2007, o então prefeito de Goianésia, Otávio Lage Filho, ofereceu a viagem a ela e ao vencedor do quadro Soletrando, do programa Caldeirão do Hulk, daquele ano, Aurélio Sampaio Carilho de Castro Póvoa, que estudava na mesma escola que Laura.

Saiba mais

O Concurso Internacional de Redação de Cartas é realizado todos os anos pela União Postal Universal (UPU). 
Para participar, é preciso ter, no máximo, 15 anos e estudar em uma escola pública ou particular, que se envolva com a proposta. Afinal, a primeira seleção é feita na instituição de ensino. 
Cada escola seleciona duas redações que irão representá-la. Depois, há três etapas: estadual, nacional e internacional. Em cada uma delas, há uma premiação específica, tanto para o aluno quanto para a escola. Computadores, sons portáteis, impressoras, uma TV de LED, etc. 
Se interessou? Então, já pode começar a rascunhar as primeiras letras sobre o tema dessa edição: “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”. 
As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de março. Informe-se no www.correios.com.br ou pelo telefone (62) 3226-2040.