Governo finaliza instalação de fibra ótica da Rede MetroGyn

Governo finaliza instalação de fibra ótica da Rede MetroGyn

O Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) já está recebendo o cabeamento de fibra ótica que dará suporte para a Rede Metropolitana de Goiânia (MetroGyn), fechando, assim, o anel de órgãos do Estado que dará origem à rede. O CCON é a 14º e última unidade da primeira fase do programa a receber o cabeamento. Após a finalização da passagem da fibra ótica, começam a instalação e a configuração dos servidores da rede de dados de altíssima velocidade.

A utilização da Rede MetroGyn proporcionará à administração do Governo do Estado uma economia significativa nos custos de infraestrutura de comunicação de dados e voz. Entre as possibilidades de projetos da plataforma MetroGyn, estão ensino a distância, telematrículas, vídeo-conferências, telemedicina, teleatendimento (exames e cirurgias), segurança pública integrada, consulta de dados da Secretaria de Segurança Pública em tempo real e monitoramento ambiental. 

A rede abrirá caminho ainda para automação predial integrada, maior celeridade nos processos com a digitalização de documentos, agilidade na troca de informações entre os órgãos do Governo, comunicação instantânea e de baixo custo (Voip) e integração dos sistemas de informação, entre outros.

Sites
Nesta primeira etapa, a Rede MetroGyn vai conectar 14 sites do Governo do Estado, abrangendo 31 órgãos: Sectec, Sefaz, Segplan, Crer, Ipasgo, Goiasprev, Hugo, Semarh, Emater, Seagro, Centro Cultural Oscar Niemeyer, Seduc, Assembleia Legislativa, Detran, Fapeg, além dos 17 órgãos presentes no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (que estarão em um único site) e o Palácio das Esmeraldas. 


MetroGyn é coordenada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e consolida-se como uma rede de fibra óptica própria, de 69 Km de extensão, que vai interligar várias instituições de ensino, pesquisa e governos (Governo do Estado e Prefeitura de Goiânia). Autorizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) é a representante oficial do Estado de Goiás perante o Comitê Técnico e Gestor da Rede. A Sectec tem a missão de inserir o Estado na Rede MetroGyn.