Música para todos os ouvidos

Música para todos os ouvidos

As escolas públicas são as mais carentes em professores de música. Muitas vezes essa, essa carência é pela falta de sensibilidade do gestor que não vê ali a oportunidade de construir um novo sentido na educação de centenas, milhares de crianças. Mas outras vezes, é por falta de profissional mesmo.
Pensando nisso, o Institu­to Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) acaba de criar um curso superior de música, apenas o segundo na grade de uma instituição pública de ensino no estado de Goiás, junto com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
O curso é a novidade deste vestibular 2012/1 no IFG. Ele será oferecido no Campus Goiânia, o que eleva o número de cursos superiores ofertados pela instituição. A unidade agora oferece 27 cursos, entre superiores (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos), técnicos integrados e subsequentes e técnico integrado à educação de jovens e adultos ( Proeja).
A autorização para oferta do curso de Música se deu no ano de 2011, depois de uma proposta refletida internamente pela coordenação de Artes do Campus, embasada tecnicamente e nos termos de uma concepção pautada na realidade local e no perfil educacional da instituição.
Segundo o próprio instituto, o objetivo é formar mais professores e atender a exigência do ensino de música na educação básica. O licenciado em Música estará habilitado a trabalhar em instituições onde o ensino musical se faz presente, como: orquestras, bandas de música, civis e militares, big bands, corais e grupos camerísticos.
Mas sua atuação, é claro, não se limita aos ambientes educacionais. O profissional de música pode cair na noite, se tornar artista, ou ainda atuar em outras áreas da produção musical, tais como editoração de partituras, elaboração de projetos, atuação em estúdios e na direção de conjuntos musicais.

Prazo estipulado
Outro fator que também pesou na abertura do novo curso no IFG foi a instituição da lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que estipulou o ano de 2012 como data limite para que as escolas públicas e privadas do Brasil incluíssem o ensino de música como conteúdo obrigatório na educação básica.
A oferta do novo curso na unidade de Goiânia não veio por acaso. De acordo com o coordenador da área de Artes do IFG – Câmpus Goiânia, professor Felipe Valoz, o câmpus, que possui o curso técnico integrado em Instrumento Musical, foi beneficiado por já contar com corpo docente à altura para o novo desafio do ensino da licenciatura em Música, com regentes, pianistas, maestros, além de professores das áreas de teatro, dança e artes visuais, que complementam a formação dos alunos.
Valoz, no entanto, diz que mais professores serão contratados para compôr o quadro docente. “Com a consolidação dos cursos e levando-se em conta um significativo aumento no contingente de alunos e de turmas, a perspectiva é a de que a demanda ou número de professores de música venha também aumentar gradativamente. E, sem dúvida, isto deve corresponder à qualidade de ensino e na formação profissional.”
O novo curso de licenciatura em Música também contribui para a verticalização do ensino no Campus Goiânia do IFG. Para aqueles alunos que já cursam o técnico integrado em Instrumento Musical, a licenciatura em Música surge como uma proposta de formação superior na área, com a possibilidade dos alunos da casa continuarem seus estudos.
A seleção para o vestibular está aberta, e as inscrições podem ser feitas até o dia 26 de fevereiro pelo site do Centro de Seleção: www.ifg.edu.br/selecao. O curso é gratuito e são oferecidas 30 vagas para o turno vespertino. Podem se inscrever os candidatos que concluíram o Ensino Médio. Mas a taxa de inscrição é cobrada, como em todas as instituições. Custa R$ 50.
Outra novidade é que 50% da vagas em primeira chamada serão destinados a professores da rede pública de ensino, em exercício, selecionados conforme o estabelecido no Plano Nacional para Formação de Professores (Parfor). O restante das vagas obedece à divisão de 50% para alunos oriundos de escolas públicas e 50% para a livre concorrência.
As provas serão realizadas no dia 25 de março. Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música devem realizar, além das provas objetivas e de redação, prova de habilidade específica em música, nos dias 6 e 7 de março. A prova de habilidade específica será composta por prova de escrita musical, prova de percepção musical e prova prática de aptidão musical.