Pesquisa da UFG ganha prêmio Odebrecht de Desenvolvimento Sustentável

Pesquisa da UFG ganha prêmio Odebrecht de Desenvolvimento Sustentável

 

Uma pesquisa da Escola de Engenharia Civil da UFG foi contemplada com o primeiro lugar do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável 2011, em cerimônia realizada no dia 13 de março, última terça-feira. A pesquisa, que propõe a reutilização dos sacos de cimento e cal tão utilizados na construção civil, foi escolhida a melhor entre os 66 trabalhos inscritos no prêmio.

Desenvolvida pela professora Helena Carasek Cascudo e pelas alunas Patrícia Carvalho e Lorena dos Santos, a pesquisa mostrou ser viável a utilização dos sacos de cimento e cal na produção de argamassas para assentamento de alvenaria. A inciativa pretende reduzir o impacto ambiental dos resíduos da construção civil brasileira, responsável, segundo as próprias pesquisadoras, por uma média de 50 a 70% do volume de resíduos gerados nos principais centros urbanos do Brasil.

Menos resíduo e mais economia – Além de dar uma destinação nobre a um resíduo de uma das atividades mais poluidoras das grandes cidades, outro resultado importante da substituição (na composição da argamassa) de 10% da massa de areia por fibra de celulose, proveniente do papel kraft de sacos de cimento e cal, é a economia de material. A adição de fibra na argamassa garantiu uma redução do custo do produto em cerca de 27% em relação à argamassa tradicional. Isto porque a introdução da fibra na massa aumenta o volume de material produzido, reduzindo, portanto, o custo da argamassa. Para chegar a estes resultados, as pesquisadoras realizarão testes experimentais em laboratório e testes práticos em canteiro de obras.