Formação online para professores

Com o intuito de unir tecnologia, educação e arte, a Associação Casa da Árvore Projetos Digitais está lançando o projeto Mochila Digital. Voltada para educadores de todo o país, a ação tem por objetivo oferecer a profissionais de diversas áreas de atuação variadas experiências, ferramentas e recursos para trabalhar a tecnologia e a arte em suas práticas pedagógicas.
O coordenador geral do projeto, Aluísio Cavalcante, conta que a iniciativa integra uma outra atividade que já vinha sendo desenvolvida: Telinha de Cinema, onde os jovens participam de cursos que trabalham a formação artística e tecnológica.
Cavalcante explica que o Mochila Digital dará aos professores a oportunidade de conhecer os métodos educacionais usados pelos artistas no Telinha. “São cursos produzidos a partir dessas experiências artísticas, onde o educador vai ter a oportunidade de registrar a metodologia educacional utilizada e tirar proveito disso na sua rotina”, afirma.
Ele ressalta que a ação tem por objetivo investigar de forma colaborativa sobre os possíveis caminhos para uma aprendizagem online. “É uma maneira de ilustrar as possibilidades de ação, de modo que qualquer professor pode participar.”
O projeto é financiado pelo Pro­grama de Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras e conta com apoio da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Serão oferecidos três laboratórios com temáticas diferentes, contando com 25 alunos cada.
A primeira turma, que tem início no dia 1° de maio, trabalhará com o tema "Interfaces na era Digital". No dia 15 inicia-se o laboratório "Experimentos" e, no dia 29, o "Trilhando Campos Sonoros". Cada curso tem duração de cinco semanas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo www.casadaarvore.art.br/mochiladigital. Como todas as atividades serão realizadas em ambiente virtual, como redes sociais e fóruns de debate, profissionais de todo o país podem participar. Para isso, os interessados precisam de uma conta no Facebook, onde acontecerão os fóruns.


Ensino Médio

Educação Fiscal

Com a filosofia de que economizar e saber aplicar bem o dinheiro também são liçções que precisam ser ensinadas na escola, uma equipe de técnicos das secretarias da Fazenda e da Educação está elaborando um projeto de Educação Fiscal com foco nos alunos dos ensinos Fundamental e Médio da rede estadual. O primeiro encontro aconteceu no dia 27 de abril e os demais ocorrerão em maio e junho. A equipe é integrada também por técnicos da Receita Federal de Goiás e de representantes do Ministério Público estadual.

Ensino Superior

UFG em Catalão

Dentro do processo de interiorização da UFG (Universidade Fe­deral de Goiás) foi lançada, na se­ma­na passada, a pedra fundamental da área 2 da instituição em Ca­ta­lão. Com investimentos de R$5 mi­lhões, a ampliação do campus in­clui a construção de três prédios nu­ma área de 50 mil metros qua­dra­dos doadas pela prefeitura da ci­dade. A previsão é de que as obras estejam concluídas em 90 dias. O professor Manoel Rodri­gues Cha­ves, diretor do Campus Ava­nçado de Catalão (CAC), informou que os recursos para a obra já estão empenhados e a licitação deverá ser aberta nos próximos dias.