Candidatos consideram física a vilã do concurso

Alguns estudantes que participaram da 2ª fase gostaram do tema da prova de redação, relacionado à cultura, e outros sentiram desconforto

Maria José Silva

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) concluiu ontem a segunda fase do vestibular de meio de ano (2012/2) da instituição. Para centenas de estudantes que almejam uma vaga nos cursos de Ciências Exatas, que integram o grupo 1, a prova de física foi a vilã do concurso. Composto por seis questões, o teste deixou os candidatos à beira de um ataque de nervos. Ao POPULAR, muitos relataram que as perguntas de física exigiram cálculo, raciocínio e muita paciência. Outros argumentaram que o conteúdo da prova foi extremamente especializado e interligado à prática, extrapolando o ministrado no ensino médio.

A segunda etapa do vestibular 2012/2 foi realizada exclusivamente nos centros de aula da UFG, no Câmpus Samambaia, das 13 às 18h10. Além da prova de física, os candidatos aos cursos do Grupo 1 – Agronomia, Ciências da Computação, Engenharias da Computação, Civil e Elétrica, Química e Sistemas da Informação – responderam às questões de matemática e fizeram a redação. Já os estudantes que concorrem aos cursos dos grupos 3 e 4 – Administração e Ciências Contábeis, Direção de Arte e Música – fizeram a redação e as provas de geografia e história.

Com o tema O Que as Transformações da Escrita Revelam Sobre as Transformações do Homem, a redação agradou a uns e deixou em desconforto outros estudantes. Alisson Oliveira, que almeja uma vaga no curso de Ciências da Computação, destaca que o tema, relacionado à cultura, é recorrente e não o surpreendeu. Já a candidata Maíra Gomes, de 21, que pleiteia uma vaga em Agronomia, considera que o tema foi “enjoado”.

O resultado do vestibular está previsto para ser divulgado no dia 29 de junho.