Usuários de ônibus confusos na Rua 10

Interdição por obras no Corredor Universitário causa problemas com linhas de ônibus e passageiros não sabem onde é ponto
ANGÉLICA QUEIROZ

Aestudante de biologia na Universidade Federal de Goiás (UFG) Jaqueline Marques esperava a linha 914 na Avenida Universitária – ou Rua 10 – no final da tarde de ontem e conta que, nos últimos dias, pegar ônibus tem sido um transtorno. “Todo mundo está perdido. A gente nunca sabe onde o ônibus vai passar. Nem os fiscais sabem direito”, afirma. O problema é comum entre a maioria dos usuários das 20 linhas do sistema que passam pela Avenida Universitária, que passa por obras para implantação do corredor universitário e troca da capa asfáltica.

O gerente de planejamento de transporte da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Spiro Katopodis, admite que os motoristas de ônibus que tentavam acompanhar a obra – mudando as rotas dependendo da liberação das duas pistas da avenida – acabaram confundindo os usuários, mas avisa que a partir de hoje a situação vai mudar. Segundo ele, os ônibus vão passar pelos desvios até o final da obra e liberação definitiva da avenida – que, segundo a Agência Municipal de Trânsito (AMT), deve acontecer no próximo dia 2 –, independente da interdição ou não das pistas. “O transporte coletivo não tem como acompanhar a obra. Tem de ter procedimento único”, explica.

A partir de hoje, de acordo com Spiro, haverá fiscalização e orientação para os motoristas e em todos os pontos da avenida fiscais da CMTC orientarão os usuários sobre os desvio (veja box). Segundo o gerente de planejamento, mesmo assim, os motoristas devem usar a consciência para não deixar passageiros para trás. “Eles são orientados por rádio e mensagem. Também colocaremos operadores em campo para orientar os motoristas nos locais de estrangulamento”, afirma.

Mudanças
Também esperando ônibus na Avenida Universitária no final da tarde de ontem, as amigas Diacui Sá Martins, Ariane Marcelino e Maria Antonia Castro, que utilizam as linhas 164 e 027 para voltar para casa, esperam que a medida resolva a situação. Elas também se disseram confusas com tanta mudança. “Em algumas horas liberam a pista, em outras, não. É na sorte. A gente nunca sabe”, diz Diacui. Ariane completa: “Ontem o ponto era perto da farmácia, hoje é aqui. Se a gente está no lugar errado, o ônibus passa direto e nem pára. Além disso, a gente acaba esperando mais”, afirma a usuária.

A obra que interditou a Avenida Universitária se iniciou no dia 24, durante o feriado da padroeira de Goiânia, e, em virtude disso, ainda não havia provocado transtornos aos goianienses, que só começaram no início desta semana. A Prefeitura de Goiânia realiza o recapeamento da via no Corredor Universitário, a ser entregue no final de junho.