Com cinco novas graduações, UFG abre inscrição para vestibular 2013/1

Universidade Federal de Goiás oferece 5.001 vagas em 144 cursos.
Cadastro deve ser feito pela internet; prazo termina no dia 8 de novembro

As inscrições para o vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG) 2013/1 foram abertas nesta terça-feira (23). O prazo se estende até o dia 8 de novembro. A partir deste ano, o vestibulando terá cinco novas opções de curso de graduação na universidade, totalizando 144 em quatro campi. As inscrições só podem ser realizadas pela internet no sitewww.vestibular.ufg.br ao valor de R$ 130.

Goiânia passará a oferecer os cursos de engenharia física, física médica e relações internacionais; administração na cidade Goiás; e administração pública, na modalidade Educação à Distância (EaD), em Catalão.

Das 5.001 vagas, 2.985 são para os cursos oferecidos em Goiânia; 1.032 para o campus de Catalão, com 240 delas para EaD; 816 para Jataí e 168 para a Cidade de Goiás. As 1.1139 vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/2013) são distribuídas entre os cursos oferecidos em Goiânia (695), Catalão (198), Jataí (204) e Cidade de Goiás (42).

Oitenta por cento das vagas continuarão a ser disponibilizadas pelo vestibular, chamado de sistema universal. Os aprovados para 20% das vagas são selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ambos os sistemas já contam com a reserva de 20% das vagas para alunos oriundos da escola pública.

Greve
As provas da primeira fase serão realizadas no dia 13 de janeiro de 2013, e a segunda, nos dias 3 e 4 de fevereiro do mesmo ano. Nos anos anteriores, o processo seletivo era realizado no início do mês de novembro e em dezembro. A mudança no calendário é consequência da greve ocorrida neste ano. O segundo semestre de 2012 vai ser terminado em março do ano que vem e o primeiro semestre de 2013 só vai começar no final de março.

Apesar desse atraso, a pró-reitora de graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, contou ao G1 nesta terça-feira (23) que não acredita que ocorra uma redução no número de inscritos. “Houve greve no Brasil todo e a maioria das universidades estão com calendário atípico como o nosso. Talvez essa alteração de datas até contribua para elevar o número de inscrições. Vamos ter de esperar até o dia 8 de novembro” diz.

Cotas
Neste primeiro ano de vigência, a nova Lei de Reserva de Vagas, lei nº 12.711/2012, que exige que 12,5% das vagas sejam destinadas a estudantes oriundos de escolas públicas, não deve afetar o processo seletivo da UFG. Isso porque a universidade já destina há alguns anos 20% de suas vagas a vestibulandos com esse perfil, via projeto UFGInclui. A meta é aumentar esse percentual até 50% em 2016, adequando-se à determinação legal.

Segundo a pró-reitora de graduação da UFG, o que muda para o candidato é que, ao se inscrever, ele encontrará informações detalhadas no edital sobre o procedimento de inscrição, como a renda familiar e autodeclaração racial. “A partir de hoje, o vestibulando já pode se inscrever pelo vestibular, sistema de cotas ou Sisu. O edital está bem detalhado no sitewww.vestibular.ufg.br para que não haja dúvida para fazer a inscrição”, afirma.

Sandramara destaca que o candidato deve se atentar à categoria pela qual irá se inscrever. “Isso vai determinar todo o percurso do vestibulando ou concorrência. Ele também deve ficar atento ao fato de que deverá ter condição de comprovar a opção assinalada como a renda familiar ou se cursou os três anos do ensino médio em escola pública”, ressalta.

Para ler mais notícias de Goiás, clique em g1.com.br/goias. Siga também o G1 Goiás noTwitter e por RSS.