Temporada natalina

Orquestra Filarmônica de Goiás e Coro de Câmara da Emac /UFG realizam concerto hoje e domingo com obras clássicas e arranjos renovados

A temporada de grandes concertos natalinos começa na capital com apresentações da Orquestra Filarmônica de Goiás e do Coro de Câmara da Emac da UFG. As apresentações integram a série Grandes Solistas e terão a regência de Angelo Dias. A primeira delas será hoje na Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, às 20h30. Denominada Concertos para Juventude, a outra apresentação, no domingo será no Palácio da Música Belkiss Spenzieri, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, às 11 horas. A entrada para ambas as apresentações é gratuita.

Fundada em janeiro deste ano, a Orquestra Filarmônica de Goiás reúne músicos oriundos da antiga Orquestra de Câmara Goyazes. Nestes concertos a orquestra será regida pelo maestro convidado Angelo Dias. Ele adiantou que em ambos os eventos o programa será o oratório O Messias, de G. F. Handel (1685-1759), uma peça tradicionalmente associada ao Natal por contar a trajetória da vida de Jesus. “A obra traz desde a profecia da anunciação da vinda de Jesus, do Antigo Testamento, ao nascimento de Cristo e passagens importantes como paixão, morte e ressurreição”, descreve.

O regente acrescenta que a peça é uma música tipicamente barroca com aplicação vocal para instrumentos e para os cantores. Durante 1h30, os 13 movimentos da obra serão interpretados num revezamento entre orquestra e coro, além de momentos protagonizados apenas pelos cantores Mábia Felipe, Luana Torres, Rose Dalia, Joana Christina Azevedo, Alexandre Vaz e Levy Nogueira. A orquestra se apresenta com formação reduzida para este formato de concerto, com 17 músicos, e o coro sobe ao palco com 33 cantores.

Carreira

Aos 48 anos e mais de 30 de carreira, Angelo Dias há 22 anos é professor da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Com uma trajetória no papel de regente convidado de grupos locais, como o Coro Sinfônico de Goiânia, Dias também levou o Coro da UFG para apresentações em eventos de todo o Brasil. Ele observa que a música local e instrumental levada para palcos de outras localidades teve um salto nos últimos três anos. “Em setembro sediamos na UFG o Painel Funarte de Regência Coral e, em outubro, o 37º Festival Nacional de Música da UFG, eventos conferidos por estudantes e músicos de diversos Estados”, conta.

Para ele, os concertos de Natal são realizados numa tradição mundial dentro de uma época do ano que gera o envolvimento maior das pessoas, “normalmente mais espiritualizadas e abertas ao belo” nessa época do ano. “Acho que durante o ano inteiro o público em geral deveria ter menos medo e preconceito, para poder apreciar música clássica. As pessoas não precisam achar que é necessário ter entendimento. O coração é que deve estar aberto para ouvir”, opina.

Angelo Dias reforça que a temporada de concertos de Natal é uma ótima oportunidade para conferir repertórios novos e ainda obras clássicas com arranjos renovados. Uma das sugestões do maestro é a programação anual da Orquestra Filarmônica e concertos promovidos pela produtora Pro-Música, que realiza concertos às segundas e quartas-feiras na Reitoria Nossa Senhora das Graças. “São repertórios de qualidade que percorrem de música sacra e barroca à contemporânea e com a participação grandes solistas”, comentou.

Concerto: Orquestra Filarmônica de Goiás e Coro de Câmara da Emac/UFG

Data: Hoje, às 20h30 e domingo, às 11 horas

Local: Apresentação de hoje será na Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística (Av. T-10 c/ T-11, Praça T-24, Setor Bueno). No domingo, será Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer (Av. Jamel Cecílio, 4.490, GO 020, Km 01)

Entrada franca

Informação: 3201 4907

Fonte: O Popular