Mais de 11 mil casos de dengue foram registrados em Goiânia este ano

A secretaria municipal de Saúde teme que uma epidemia possa se instalar na capital entre janeiro e março do ano que vem, mas apresenta uma plano de contingência que já está pronto

Mais de 11 mil casos de dengue foram registrados somente neste ano em Goiânia, com 22 mortes confirmadas. Além disso, foi identificado um novo sorotipo da doença na capital, o que fez a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estimar que grande parte da população esteja suscetível ao novo tipo do vírus. E prevendo que possa ocorrer uma grande epidemia no próximo ano, a SMS, através das diretorias de Vigilância em Saúde e de Atenção à Saúde, lança o Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento de Epidemias de Dengue. O plano é composto de ações voltadas para Assistência ao paciente, vigilância Epidemiológica dos casos e controle do aedes aegypti.

E a primeira ação do plano na área de assistência está sendo desenvolvida nesta quinta-feira, 13, com a capacitação de médicos e enfermeiros em Manejo Clínico de Pacientes com Dengue. A capacitação acontece até as 17h30 no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG). O curso é ministrado pelo médico infectologista e assessor do Ministério da Saúde, Paulo Abati e pelo médico Rodrigo Said, da Secretaria de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde.

De acordo com a diretora de Vigilância e Saúde, Flúvia Amorim, o objetivo desta capacitação é melhorar a assistência aos pacientes com suspeita de dengue. “Nós solicitamos ao ministério da Saúde dois especialistas para capacitar nossos médicos e enfermeiras. Isso será feito para melhorar a assistência dos pacientes que estão com suspeita de dengue”, disse.

Ela ainda falou sobre o novo tipo da doença que foi identificado em Goiânia. Segundo ela, esse sorotipo do vírus foi isolado no fim do ano passado e só reapareceu agora. “Esse sorotipo foi isolado em novembro do ano passado. Por isso, não temos imunidade, pois nunca havia circulado em nossa cidade, ou em nosso Estado. Então estamos com um plano de contingência pronto para essa epidemia de dengue que pode acontecer entre janeiro e março. Ele envolve: monitoramento das ocorrências, assistência aos pacientes, que está sendo feito através da capacitação de médicos e enfermeiros e controle vetorial nas áreas prioritárias”, declarou.

Fonte: Portal Radio Rio Vermelho