UFG debate violência e diferenças

DIÁRIO DA MANHÃ

12/12/2012 às 21h57

 

A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza até amanhã o seminário Olhares sociológicos sobre a diferença e a violência. Os estudantes e pesquisadores da instituição, bem como palestrantes, debatem as duas grandes linhas de pesquisa com quatro grupos de trabalho. Ontem a professora Joana Plaza Pinto, da Faculdade de Letras, realizou a abertura do evento, que terá o auditório Luís Palacin como palco dos debates e apresentação de pesquisas. 

 

 

O encerramento ocorrerá amanhã, às 19h, com a conferência realizada pela procuradora de Justiça Ivana Farina, do Ministério Público do Estado de Goiás, com o tema O enfrentamento dos grupos de extermínio e a proteção dos Direitos Humanos.

 

 

Durante os três dias de evento, os pesquisadores das linhas de estudo Diferença, desigualdade e cidadania e Violência e criminalidade na sociedade contemporânea demonstrarão o estágio atual de suas pesquisas bem como abordagens metodológicas utilizadas para os estudos.

 

 

Os pesquisadores da UFG realizam estudos em diversas frentes e temas, tendo desde atualidades como o popular MMA à explosão de violência no Entorno de Brasília, passando por questões como tráfico de mulheres goianas, violência contra homossexuais, tráfico de drogas e migração.

 

 

Mestrandos e doutorandos, além de seus orientadores, realizam as discussões durante os três turnos a partir de hoje. Violência de gênero contra LGBT no Brasil, Exploração sexual comercial infanto-juvenil, Legalidade como condição de cidadania ou instrumento de invisibilidade social do cidadão homossexual, A trajetória da família nas medidas sócio-educativas: do patriarcalismo à fragmentação e Os psicólogos brasileiros frente à diversidade sexual serão temas abordados pela manhã de hoje, na UFG.

 

 

 

 

 

Tráfico de drogas

 

 

No mesmo dia, no período vespertino, ocorrerão debates e apresentações sobre As representações sociais  das vítimas para os autores  de violência sexual contra crianças e adolescentes; Mercado ilícito de drogas: mercadoria política e criminalidade violenta; Violência no Entorno de Brasília; Vítimas de tráfico de mulheres: violência e representações; Migração, identidade e etnicidade: imigrantes libaneses drusos no Brasil encerram os debates e pesquisas de hoje.

 

 

Amanhã, os pesquisadores da UFG abordam Discriminação contra a mulher de cor no sistema de saúde público-SUS; Negociações de gênero e sexualidade nas aulas de educação física; Transexualidade: entre a afirmação e a negação das diferenças e semelhanças; A presença das mulheres no tráfico de drogas; A formação em saúde.

 

 

Mixed Martial Arts (MMA) e masculinidades; Surdo-homossexual: (des) construindo, (des) articulando e (des)locando identidades; A relação estabelecida entre tráfico internacional de mulheres e prostituição: Goiás-Espanha e a Democratização do acesso ao ensino superior pelo Reuni em Goiás.