Governo do Amapá resgata compromisso social com retomada do programa “Visão para Todos”

O lançamento oficial do programa “Visão para Todos” ocorrerá na próxima quarta-feira, 27. Mesmo assim, na manhã deste sábado, 23, o governador Camilo Capiberibe foi até o Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima (HCAL) visitar os primeiros pacientes beneficiados com a cirurgia de catarata.

Os pacientes, cuja maioria é de idosos com idades acima de 60 anos, não esconderam a felicidade de voltar a ver. Muitos estavam há mais de cinco anos esperando por esse momento.

“Um médico chegou a me cobrar R$ 3 mil para fazer a cirurgia, mas, hoje, graças ao empenho do governador, vou fazer isso de graça. Voltar a enxergar é uma alegria que não tem preço”, declarou o aposentado Messias de Oliveira, de 65 anos.

O programa retorna por intermédio de um convênio estabelecido entre o Governo do Estado e a Universidade Federal de Goiás (UFG), que vai realizar cerca de três mil cirurgias no Amapá. Neste sábado, estão sendo feitas cerca de 100 cirurgias em pacientes previamente cadastrados. Na primeira etapa, que se encerrará dia 2 de março, serão contabilizadas mais de 300 cirurgias.

Segundo Camilo Capiberibe, o retorno do Visão para Todos demonstra a sensibilidade do Governo do Estado com o social e com a saúde das pessoas. “Tenho a certeza de que, além da nossa decisão política, o esforço conjunto dos profissionais de saúde e de todos os envolvidos renova a esperança de centenas de pessoas que até ficaram cegas esperando por uma oportunidade de serem submetidas às suas cirurgias”, sublinhou.

O secretário de Estado da Saúde em exercício, Robério Monteiro, um dos entusiastas do programa, ressaltou que todos os pacientes atendidos nessa primeira etapa do Visão para Todos serão acompanhados por uma equipe médica da UFG, antes, durante e no período pós-cirúrgico.

Pelo convênio, explicou Robério Monteiro, até o final do ano, serão realizadas mais de três mil cirurgias, uma média de 300 por mês, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o agricultor José Pereira de Souza, 70, que aguardou oito anos pelo retorno do Visão para Todos, o momento é de extrema alegria. “Estou muito confiante, agora sei que vou voltar a enxergar perfeitamente. Agradeço a todos os que me permitiram a chance de recuperar minha vista de novo”.

Fonte: Corrêaneto