Habitação para baixa renda é foco de evento em Goiânia

Sistemas construtivos industrializados são a melhor opção para amenizar o déficit habitacional de Goiás, com rapidez e qualidade. Comunidade da Construção vai apresentar as tendências no próximo dia 28 de fevereiro

DM.COM.BR
PRISCILLA GUERRA

 

O Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon/GO) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) promovem, em 28 de fevereiro, das 14h às 20h, o seminário “Panorama da Habitação para a Baixa Renda – das Políticas Públicas ao Desempenho e Sustentabilidade”. O evento é organizado pela Comunidade da Construção de Goiânia e conta com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e do Crea/GO.

 

 

A habitação de interesse social, voltada para famílias que ganham até três salários mínimos, vem recebendo atenção especial do poder público, pois é nesta faixa de renda que se concentra 91% do déficit habitacional de Goiânia. Atualmente, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), está construindo 5.800 moradias de interesse social somente em Goiânia, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

 

 

Diante dessa expansão, é preciso avaliar alguns métodos construtivos que atendam à demanda habitacional com qualidade e rapidez necessárias. A ABCP, por meio da Comunidade da Construção (movimento de integração da cadeia produtiva do setor), dissemina a adoção de sistemas racionalizados à base de cimento voltados para a construção de unidades habitacionais. “Com os sistemas construtivos racionalizados, as empresas transformam os canteiros em verdadeiras linhas de montagem, aumentando a produtividade, reduzindo custos e melhorando a qualidade. Paredes de concreto e o sistema concreto PVC serão as duas opções que serão apresentadas durante o seminário”, explica Fernando Crosara, gerente regional da ABCP-CO. O sistema de parede de concreto, por exemplo, permite a execução em curto período, com o uso de formas moduladas. “Essa tem sido uma das principais alternativas das construtoras que estão no mercado de habitação popular, por permitir a produção repetitiva e em grande escala, de modo rápido e com redução de mão de obra”, afirma Crosara.

 

 

O seminário “Panorama da Habitação para a Baixa Renda – das Políticas Públicas ao Desempenho e Sustentabilidade” será dividido em três painéis. O primeiro versará sobre os desafios do setor público e privado, englobando temas como as políticas e estratégias do Governo do Estado de Goiás para habitação, além de apresentar oportunidades e desafios do crédito imobiliário. A realização de uma mesa redonda mostrará o cenário da construção habitacional no Estado. O segundo painel abordará tendências da industrialização e racionalização e apresentará soluções à base de cimento para a construção de unidades habitacionais em larga escala. Premissas da sustentabilidade e do desempenho é o tema do terceiro painel, no qual será abordada a sustentabilidade nas habitações de interesse social.