Um retrato contemporâneo

Lista final das 75 Mulheres de Goiás reflete bem os papéis plurais desempenhados por elas. Leitores participaram maciçamente da campanha

O projeto do POPULAR de eleger 75 Mulheres de Referência de Goiás mobilizou goianos de vários cantos do Estado que participaram efetivamente da iniciativa do jornal, parte das comemorações dos 75 anos do POPULAR e dos 80 de Goiânia. Entre 23 de janeiro e 20 de fevereiro, o jornal recebeu mais de 9 mil e-mails. No total, os leitores indicaram 1.409 nomes.
 
Como um dos objetivos da iniciativa é fazer um retrato fiel da sociedade atual, figuras ilustres da história goiana já falecidas não puderam ser indicadas. Mesmo assim nomes como o de Cora Coralina, Nhanhá do Couto, Santa Dica, Chica Homem, Belkiss Spenciere e outras mulheres pioneiras foram lembrados pelos leitores, mas não foram incluídos na seleção.
 
O curioso é que a lista das 1.409 mulheres revelou nomes de pessoas anônimas, mas que exercem funções de grande relevância na vida de sua comunidade. Não foram poucos os casos de campanhas de mobilização nas redes sociais para eleger suas favoritas. Chegar aos 75 nomes da lista final não foi tarefa fácil. Além dos leitores, a Redação do POPULAR e uma comissão de convidados – formada por Edward Madureira e Wolmir Amado, reitores da UFG e da PUC-GO, respectivamente; Luciano Martins, jornalista; Ilésio Ferreira, empresário e presidente da Ademi; Henrique Rodovalho, coreógrafo da Quasar Cia. de Dança, e Marco Antônio Pádua, publicitário e dono da AMP – também fizeram suas listas com 75 indicadas.
 
O resultado final surgiu da ponderação das três listas, como peso de 20% para a lista dos leitores, 30% para a elaborada pela Redação e 50% para a dos convidados, de acordo com o regulamento divulgado.
 
SOCIEDADE ATUAL
O resultado reflete bem os papéis plurais desempenhados pelas goianas na sociedade contemporânea. Caso essa campanha houvesse sido feita há duas décadas, seria muito provável que as mulheres de referência fossem, majoritariamente, aquela com atuação na cultura e na educação, duas áreas onde a presença feminina foi pioneira. Na relação atual, além da cultura e da educação, a presença feminina está mais diversificada e distribuída em áreas tradicionalmente masculinas como o esporte, a política, o judiciário e a economia.
 
Ao analisar a lista das 75 Mulheres de Referência de Goiás, é fácil constatar a ampliação do leque profissional das goianas nos últimos 20 anos. O processo, que é contínuo, se deve principalmente, explicam os especialistas, ao aumento da escolaridade e à diversificação das escolhas educacionais. 
“A situação feminina em Goiás hoje não é diferente da do resto do País e do mundo. As mulheres são maioria na universidade, na ciência e crescem no comando de grandes corporações”, analisa a professora Denise Paiva, coordenadora do programa de pós-graduação em Ciência Política da UFG.

Fonte: O Popular