Solução é conhecida, mas não implementada, diz sociólogo

“A situação não está perdida. Ela tem de ser enfrentada e temos competência técnica para isso”. A definição é professor de Sociologia Dijaci David de Oliveira, da Universidade Federal de Goiás (UFG), estudioso da violência. Ele ressalta ainda que não é preciso lançar mão de “coisas extraordinárias”.

“É necessário adotar políticas que todos conhecemos, mas que não são implementadas. Quando são, não têm duração, sofrem solução de continuidade com mudanças de governo”, diz.

A solução, propõe o sociólogo, é associar o sistema de segurança com o educativo e outras políticas públicas.

Com investimentos em educação, pondera, é possível poupar vidas hoje perdidas em acidentes de trânsito, no consumo de álcool. “É possível fazer uma leitura de política pública que contemple todas as dimensões”, propõe.

Especificamente em relação aos homicídios, Dijaci pondera que são crimes que estão tendo mais visibilidade.

“É claro que temos um índice muito alto em relação a outros países e a situação é agravada porque não se consegue esclarecer e punir todos esses crimes, o que dá uma sensação de impunidade, produz essa ideia de que a criminalidade está dominando a sociedade”.

Apesar de reconhecer o avanço das drogas, o professor ressalta que a complexidade do problema não pode ser usada como justificativa para a falta de ações.

Fonte: O Popular