Porangatu faz planejamento estratégico para tornar município referência nacional

Luiz Parahyba

Para Editoria de Política & Justiça

Secretários municipais, representantes de sindicatos e entidades da sociedade civil, estão reunidos em Porangatu-GO,  realizando o Planejamento Estratégico da Administração 2013/2016, sob a coordenação prefeito Eronildo Valadares-PMDB. "Já estamos cumprindo as metas estabelecidas para os 100 primeiros dias de governo, e agora vamos avançar para garantir o cumprimento do plano de governo, colocando o município em um patamar nacional de qualidade de vida", disse o prefeito de Porangatu, durante o planejamento estratégico.

O encontro é coordenado por Marco Antônio de Melo e Cunha, consultor do Sebrae/GO. Ele está fazendo um levantamento dos problemas e alternativas, que os participantes estão indicando  durante o trabalho, denominado de "oficinas". O consultor do Sebrae/GO, dividiu o grupo de 70 participantes, em 4 equipes de trabalho, que levantam as potencialidades e caminhos de desenvolvimento do município. Questões ligadas as potencialidades culturais, turísticas e também as oportunidades econômicas que estão surgindo com a instalação da Ferrovia Norte-Sul, são assuntos levantados pelos participantes. A possibilidade de instalação de um campus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Porangatu, é uma realidade para muitos dos porangatuenses,  que estão discutindo planejamento estratégico.

       O prefeito Eronildo Valadares, já garantiu uma área de 20 alqueires para a construção da futura unidade da UFG no município. Com o aval da Câmara Municipal, Eronildo Valadares apresentou ao reitor da Universidade, um estudo realizado em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, que demonstra toda potencialidade do município sediar uma unidade da UFG.

O Planejamento Estratégico de Porangatu, será encerrado hoje, com a redação de um documento que servirá como guia para administração municipal até 2016.

*Colocando a casa em ordem *

O prefeito Eronildo Valardares, é empresário, prefeito pela primeira vez, e disse que encontrou o município em situação precária e que o está regularizando. 

"Assumimos a administração com 2 salários atrasados dos servidores e com um débito de cerca de R$ 30 milhões, até a coleta de lixo tinha problemas. Tudo isso estamos regularizando. Já parcelamos e pagamos os salários e fizemos ações de melhorias dos serviços  públicos", declarou o prefeito de Porangatu.

Fonte: Diário da Manhã