Programa Visão para Todos atenderá 300 pessoas do Amapá

A etapa começou no sábado (23). Até o final do ano, 3 mil procedimentos cirúrgicos deverão ser realizados

Mutirão de cirurgias de catarata. Foto: Luiz Fernando/Divulgação
MACAPÁ – A primeira etapa do Programa Visão para Todos atendeu 260 pessoas em Macapá. Já para a segunda etapa, iniciada no último sábado (23), a meta de atendimento é de 300 pessoas com a realização de cirurgias todos os dias. Os procedimentos são realizados no Hospital de Clínicas Alberto Lima. O mutirão é fruto de convênio entre a Secretaria de Saúde do Estado e a Universidade Federal de Goiás.
Os pacientes previamente cadastrados no programa estão na lista de espera há cerca de cinco anos, com idade acima de 60 anos. Os cadastros são realizados na sala do programa Visão para Todos, anexo ao Hospital de Clínicas Alberto Lima, localizado na Av FAB,das 8h às 17h. Os procedimentos cirúrgicos, da segunda etapa, serão realizados até o dia 31.
Sebastião de Souza, 61 anos, é agricultor e trabalho no município de Pedra Branca do Amapari. Ele perdeu a visão total em função da catarata e será operado neste final de semana. “O que mais quero é voltar a enxergar. É muito triste perder a visão”, disse emocionado.
As cirurgias são realizadas por uma equipe de 11 profissionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), instituição parceira do governo estadual na retomada do programa. O serviço oferecido pelo programa envolve exames médicos pré-operatórios, cirurgia e avaliação pós-cirúrgica.

 

Fonte: Portal Amazônia