História de Goiás em cena

Grupo Destinatário volta ao Goiânia Ouro com espetáculo Quecosô, Oncotô, Oncovô

História, música popular, comédia e cultura. Esses são os principais ingredientes do novo espetáculo do grupo Teatro Destinatário, Quecosô, Ondotô, Oncovô – Goiás: Singulares no Plural, que volta ao palco de Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, hoje, em três apresentações: às 9, às 15 e às 20 horas. O grupo já apresentou a peça nos dias 25 e 26 de março e se deparou com o teatro lotado. O espetáculo pretende mostrar ao público a diversidade cultural e a formação histórica de Goiás, em tom de comédia.

O diretor da peça, que também atua nela como ator, Thiago Santana, ressalta que o espetáculo conta com a participação de quatro atores que interpretam artistas de rua que estão em dúvida quanto a sua formação histórico-cultural. “Eles começam a fazer questionamentos como quem são, onde estão e para onde vão”, afirma. A partir dessa oralidade e aproveitando o jeito de falar do goiano, surgiu o nome da peça – Quecosô, Ondotô e Oncovô.

A partir daí, os atores interpretam vários outros personagens da história de Goiás que surgem na apresentação para sanar esses questionamentos. São tropeiros, jagunços, peões, coronéis, imigrantes, escravos, colonizadores e outros, que vão surgindo no caminhos dos artistas. “Os atores mudam de figurino bem rápido durante a peça para interpretar todos os personagens”, revela Thiago.

Os atores também cantam canções populares que fazem parte da trilha sonora assinada pelo cantor e compositor Juraildes da Cruz e tocam instrumentos como caixa, agogô, triângulo, caxixi e pandeiro. “É uma comédia alegre que agrada pessoas de todas as idades”, declara.

Thiago Santana conta que a ideia de montar o espetáculo, que tem 50 minutos de duração, surgiu a partir do texto da professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Miriam Bianca do Amaral, que há 15 anos é usado por professores de teatro em dinâmicas feitas em salas de aula de escolas goianas. “Como também sou professor de teatro, sempre pensei em fazer uma peça para divulgar a cultura goiana. Então, eu e a Miriam usamos o texto dela para montar o espetáculo”, diz.

A peça, que traz ainda no elenco os atores Jéssika Hannder, Luciano Di Freitas e Ludmyla Marques, é o mais novo espetáculo do grupo Teatro Destinatário, que traz na bagagem peças como A Bendita Consulta, TV Insônia e a apresentação infantil Dom Quixote. O grupo, conforme Thiago, planeja levar a peça Quecosô, Ondotô, Oncovô – Goiás: Singulares no
Plural
para cidades do interior de Goiás e também para outros Estados. “Vamos sair por Goiás com o espetáculo em maio e queremos muito divulgar a cultura goiana em outros Estados”, destaca.

Peça: Quecosô, Ondotô, Oncovô – Goiás: Singulares no Plural, com o grupo Teatro Destinatário

Local: Teatro do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro – Rua 3, esquina com Rua 9, Centro

Data: Hoje, com sessões às 9, 15 e 20 horas

Ingressos: R$ 10 (preço único)

Classificação indicativa: Livre

Ingressos: R$ 10 (preço único)

Fonte: O Popular