Interior tem índice maior que o da capital

Os cursos dos câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG) de Jataí, cidade de Goiás e Catalão têm taxa de evasão maior que os cursos oferecidos em Goiânia. Isso ocorre até em relação aos cursos de baixo índice de abandono, como Direito. Em Goiânia, a evasão no curso é de 6,51%, metade da taxa registrada no Direito em Goiás, com 12,95%, e cerca de um terço de Jataí, com 18,71%. Em relação aos mesmos cursos, não há nenhum, dentre os analisados, em que a taxa de evasão na capital é maior do que no interior.

Segundo o professor Roberto Lobo, vários fatores podem explicar o maior abandono no interior. Para ele, o fato de os câmpus do interior serem mais novos e, muitas vezes, menos estruturados contribui para o abandono dos alunos. Além disso, em sua maioria, os estudantes são os que não conseguiram ou acharam que não conseguiriam ser aprovados no vestibular para a capital, sendo menos preparados. Assim, ao chegarem à universidade, diz o professor, a tendência é de desistência.

A pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Chaves, acredita que ainda é preciso aprofundar a análise sobre a evasão de cursos de alta demanda em câmpus diferentes. “Muitas vezes há a transferência dentro da própria instituição, de um câmpus para outro”, afirma. Ela afirma que a estrutura dos câmpus no interior é boa e que esta não seria a causa da evasão dos alunos.

Fonte: O Popular