Preocupante evasão

A informação de que um em cada cinco alunos que conquistam uma vaga na Universidade Federal de Goiás (UFG) desiste do curso antes de completar o primeiro ano de estudos, conforme mostrou reportagem publicada ontem neste jornal, chega a ser chocante, pois esses estudantes tiveram de desenvolver esforços e sacrifícios para conseguir aprovação no mais concorrido vestibular do Estado. A UFG é a mais importante instituição de ensino superior de Goiás, o que torna o desperdício da oportunidade ainda mais lamentável.

Entre 2006 e 2011, quase 3 mil dentre cerca de 10,5 mil alunos não se formaram, pois a evasão continua, embora menor, na sequência do curso, ou seja, a partir do segundo ano. A UFG oferece atualmente 34 cursos.

O número mínimo ideal de formação de estudantes universitários, segundo especialistas, seria de 80%, ou seja, com apenas 20% de evasão em relação aos que conseguem vagas, mas em Goiás a proporção tem sido de no mínimo 34,33% .

Em unidades da UFG no interior o índice de evasão ainda é maior, mesmo em cidades importantes, como Goiás, Jataí e Catalão. E se há evasão em tal escala na universidade federal, imagine-se então o que deve estar acontecendo em outras instituições de ensino superior. Tudo isto faz aflorar a exigência de uma substancial atenção das autoridades para o combate a essa anomalia.

Fonte: O Popular