Hoje é dia de se exercitar no Agita Goiás

Domingo. Manhã livre. Dia e ocasiões propícios para ir ao Agita Goiás, hoje, a partir das 8 horas, no Lago das Rosas, na entrada principal do Zoológico de Goiânia. No local, estão tendas armadas em que especialistas de saúde ficam disponíveis aos interessados em ter informações sobre como viver bem, ter saúde e lutar contra o sedentarismo.

As orientações com os especialistas serão gratuitas. Chance a quem se interessa em ter qualidade de vida em tempos de stress e doenças cardiológicas provocados pelo sedentarismo. “Atualmente, cerca de 3,2 milhões de pessoas morrem por ano, no mundo, por causa do sedentarismo. É preciso fazer atividades físicas. A nossa meta não é fazer com que as pessoas sejam atletas, mas que se exercitem pelo menos 30 minutos por dia”, cita o cardiologista e médico do esporte, Darlan Carneiro Silva.

Ele é integrante da Sociedade Brasileira de Cardiologia (a SBC), parceira do projeto, e se preocupa com rumos da saúde pública. “Hoje, as pessoas já estão mais conscientes da importância da prática de atividades físicas. Mas é preocupante saber que essas pessoas não sabem como (fazer) ou não podem (fazê-las)”, analisa Darlan Carneiro Silva.

Para ele, fazer movimentos ou atividades que fogem da rotina são essenciais, como cuidar do jardim de casa, frequentar uma academia e, ainda, caminhar. Fazer caminhada diária é um santo remédio. “A caminhada, podemos dizer, é fácil de ser feita e é mais democrática. Qualquer pessoa pode fazer, é mais barato, possibilita ser feita em horários flexíveis, de acordo com o tempo livre de cada um”, citou o médico do esporte e cardiologista.

O Agita Goiás será repetido dia 28. Dessa vez, no Parque Flamboyant. O evento é realizado pela TV Anhanguera e O POPULAR com patrocínios da Unimed e Uniodonto. O apoio científico é da PUC (GO), UFG e SBC, com apoio logístico da Velox, PR Feiras, Simplyfix, Semel e Pedal Goiano e apoio da Água Pura, CDI, Alexfarma e Hospital Santa Helena.

Fonte: O Popular