Que curso é melhor 'pra' mim?

Chegar ao terceiro ano do En­si­no Médio não representa apenas a etapa final de um ciclo para o adolescente, mas também significa o início de um período de indecisão sobre a carreira profissional. 
Um projeto criado pela UFG (Uni­versidade Federal de Goiás) tem dado uma boa contribuição aos estudantes que estão em busca de orientação vocacional. É o “Espaço das Profissões”, que este ano será realizado nos dias 23 e 24 de abril no Campus Samambaia. 
Promovido pelo Centro de Seleção em parceira com a Pró-reitoria de Gra­duação, o encontro é uma oportunidade única para os jovens tirarem suas dúvidas diretamente com profissionais e universitários de mais de 100 cursos ofertados pela instituição. 
A presidente do Centro de Seleção, Luciana Freire Ernesto Pereira Coelho de Sousa, explica que a edição passada recebeu mais de 30 mil alunos nos dois dias em que foi realizado. “Nosso intuito é receber uma quantidade semelhante este ano.”
Ao visitar o “Espaço das Profissões”, o estudante receberá materiais informativos e um mapa que o auxiliará no deslocamento pelo campus. As salas, que antes recebiam apenas cadeiras e alunos, ganharão maquetes, experimentos, microscópios, painéis, esqueletos e até animais vivos. 
Vale todos os artifícios para chamar a atenção dos visitantes, uma verdadeira disputa sobre quem apresentará, de modo mais interativo e lúdico, a proposta de seu curso. 
Diversos acadêmicos e educadores participarão de minipalestras, que servirão para tirar as principais dúvidas dos visitantes sobre o curso universitário.

Expectativa
Estudante de Ciências da Com­putação na UFG, Mycke Richard Gun­tijo, 20, participou da edição passada e este ano estará presente também. Ele se diverte ao lembrar a a reação dos alunos ao visitar a sua sala. “Quando eles en­tram e não encontram um monte de nerds, ao lado de computadores, já estranham. Mas a maioria fica surpresa com o que realmente fazemos, que não é o que eles tinham em mente!”.  
Mais do que cumprir o papel de acadêmico da UFG, Guntijo acredita que o evento incentiva os estudantes a perseguirem um sonho. “Com essa iniciativa, podemos deixar um legado para os novos alunos”, acrescenta ele. 
Quem está na expectativa para receber essas orientações é o estudante do 3º do Ensino Médio do Colégio Sesi Campinas, David Arcanjo Pires da Silva, 17. Em seu primeiro ano de visita ao “Espaço das Profissões”, o pré-vestibulando revelou sua ansiedade. “Quero ter a certeza de que estou fazendo a escolha certa para não ter que desistir do curso”, destaca o jovem, que pretende cursar Engenharia Química.

Saiba mais

As atividades no dia 23 terão início às 14 horas e no dia 24 a partir das 8 horas. O aluno que tiver interesse de participar do “Espaço das Profissões” deve acessar www.vestibular.ufg.br/2013/EP/index.php e se inscrever. No site consta toda programação do evento.

Fonte: Tribuna do Planalto